Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O problema da habitação é a escassez da oferta

20.12.2024

O poder político já percebeu a grave crise de habitação e já está a executar medidas para mitigar o problema. Mas tudo indica que a solução política que está a ser seguida de pouco serve. Há indícios que os benefícios fiscais para a compra estão a ser transferidos para o aumento do preço das casas. A melhor solução e a que mais favorece a economia é o investimento e soluções que aumentem a oferta e tornem possível que as famílias de rendimentos médios voltem a poder comprar casas dignas.

Erros de liderança afundam equipas vencedoras

12.12.2024

A gestão do capital humano é crucial em qualquer organização. A crise que vive o Sporting mostra que más escolhas podem afundar equipas vencedoras. E os palpites podem dar certo algumas vezes, mas também podem levar ao desastre.

Estranha guerra ideológica no PS

05.12.2024

Autarcas socialistas que gerem os seus municípios com regras básicas de bom senso e equidade estão a ser vítimas no seu próprio partido de um violento ataque ideológico. Mas quem ataca os presidentes de câmara é que está a fomentar o crescimento da demagogia e a dar votos ao Chega, porque a injustiça social e a indiferença perante os gastos públicos é que alimenta a fogueira da demagogia.

Festa de despesa no Orçamento

28.11.2024

As contas públicas vivem tempos de relativas vacas gordas alimentadas pelo dinheiro dos impostos pagos pelos contribuintes. Com tal desafogo os políticos entraram numa onda de aumento da despesa e a discussão e votações do Orçamento do Estado refletem isso.

Brincar com as reformas futuras

21.11.2024

Depois de Montenegro ter dado um aumento pontual este ano a dois milhões de reformados, o PS, com aval do Chega, coloca um aumento permanente de 1,25% das pensões no Orçamento do Estado para 2025. Os políticos estão a fazer um leilão eleitoral à custa da sustentabilidade futura das reformas. Isto significa que os mais jovens que trabalham e descontam podem estar a pagar um imposto extraordinário de solidariedade social, porque estão a financiar as reformas dos mais velhos e ninguém lhes garante as suas.

Despesas sem travão de contraciclo

15.11.2024

O mundo mudou e é provável que em 2025 Trump possa limitar as exportações europeias e prejudicar a economia do Velho Continente. Mas Portugal continua com um orçamento expansionista na despesa. E a pressão para aumento dos gastos públicos não pára. Se a economia europeia sofrer uma travagem, Portugal vai sofrer.

Paixões, milhões e lições do futebol

07.11.2024

Por pouco mais de dois punhados de milhões de euros o Sporting perde uma equipa técnica que reconduziu o clube ao caminho dos êxitos. O risco para os adeptos é que a sua principal estrela também saia no mercado de inverno, uma vez que basta alguém pagar a cláusula de 100 milhões. Apesar da ameaça para os leões, o assédio milionário a treinadores, atletas e dirigentes que fazem carreira em Portugal mostra que o futebol português é um “cluster” competente num mercado global ultracompetitivo.

A crise acabou até 2026

24.10.2024

A garantia do PS em viabilizar o Orçamento do Estado para 2025 acabou com a ansiedade política que reinava à volta da novela. O país ganhou tranquilidade e só em 2026 é que Montenegro se poderá preocupar com eventuais eleições legislativas, apesar de as próximas autárquicas servirem como primárias e condicionarem a tática de todos os partidos.

Retrato de uma tragédia

18.10.2024

O julgamento do BES peca por tardio e há o risco de a justiça se tornar arqueologia forense neste processo. Mas no conjunto das peças reunidas pelo Ministério Público há elementos fundamentais para conhecer melhor a cultura organizacional do poder em Portugal. Esta cultura de ligações perigosas entre o poder económico e político em Portugal não acabou com o BES, continua vivo.

Orçamento no país das maravilhas

10.10.2024

Este orçamento fica marcado pelo drama da novela política que o precedeu. Houve muito barulho, mas não restam dúvidas sobre a sua viabilização, apenas sobre quem o aprovará. Tem medidas simpáticas, boas intenções, mas não muda nada no perfil gastador do Estado. E com a pressão da despesa a aumentar, o anúncio de baixa de impostos não passa de um mito urbano.

Degradação do salário médio

03.10.2024

O salário mínimo vai passar o patamar dos mil euros em 2028. A subida acima da inflação e da evolução previsível do PIB, num país onde este indicador é a referência do ordenado para tanta gente, vai criar constrangimentos aos empregadores e arrisca degradar o salário médio, que corre o risco de se aproximar cada vez mais do patamar mínimo.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio