Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O perigo da moda espanhola

16.01.2025

O Governo espanhol resolveu atacar a crise de habitação com medidas populistas que castigam os alojamentos turísticos e a compra de casa por parte de cidadãos estrangeiros. Por cá não faltam vozes a reclamar medidas idênticas. Mas tal caminho é perigoso e empobrecedor. A solução para o problema tem de ser diferente, com mais oferta e a preços acessíveis. 

A caixa de Pandora da lei dos solos

10.01.2025

A lei dos solos que permite mais facilmente que os municípios alterem o uso de um terreno rústico para urbano é promovida como uma boa intenção para aumentar o espaço de construção e combater a crise na habitação. Mas na prática, e tendo em conta o registo histórico, a legislação pode ser um caminho para o enriquecimento ilícito à custa de atentados contra o ordenamento do território e do ambiente.

Esperança e nuvens no horizonte

02.01.2025

Portugal entra em 2025 com a esperança de crescimento económico e mais rendimento para as famílias, mas há muitas nuvens que surgem da Europa e dos Estados Unidos da América que ameaçam esta lusitana tranquilidade.

Oásis que não passam de miragens

26.12.2024

A mensagem de Natal do primeiro-ministro está cheia de muitas promessas e boas intenções, mas há o risco do contexto externo desfavorável deitar por terra os desejos de Luís Montenegro. É impossível o País ser o oásis num deserto económico europeu. Os ventos que sopram da Alemanha e da França são ameaçadores, tal como da América surge ameaças da política protecionista da administração Trump.

O problema da habitação é a escassez da oferta

20.12.2024

O poder político já percebeu a grave crise de habitação e já está a executar medidas para mitigar o problema. Mas tudo indica que a solução política que está a ser seguida de pouco serve. Há indícios que os benefícios fiscais para a compra estão a ser transferidos para o aumento do preço das casas. A melhor solução e a que mais favorece a economia é o investimento e soluções que aumentem a oferta e tornem possível que as famílias de rendimentos médios voltem a poder comprar casas dignas.

Erros de liderança afundam equipas vencedoras

12.12.2024

A gestão do capital humano é crucial em qualquer organização. A crise que vive o Sporting mostra que más escolhas podem afundar equipas vencedoras. E os palpites podem dar certo algumas vezes, mas também podem levar ao desastre.

Estranha guerra ideológica no PS

05.12.2024

Autarcas socialistas que gerem os seus municípios com regras básicas de bom senso e equidade estão a ser vítimas no seu próprio partido de um violento ataque ideológico. Mas quem ataca os presidentes de câmara é que está a fomentar o crescimento da demagogia e a dar votos ao Chega, porque a injustiça social e a indiferença perante os gastos públicos é que alimenta a fogueira da demagogia.

Festa de despesa no Orçamento

28.11.2024

As contas públicas vivem tempos de relativas vacas gordas alimentadas pelo dinheiro dos impostos pagos pelos contribuintes. Com tal desafogo os políticos entraram numa onda de aumento da despesa e a discussão e votações do Orçamento do Estado refletem isso.

Brincar com as reformas futuras

21.11.2024

Depois de Montenegro ter dado um aumento pontual este ano a dois milhões de reformados, o PS, com aval do Chega, coloca um aumento permanente de 1,25% das pensões no Orçamento do Estado para 2025. Os políticos estão a fazer um leilão eleitoral à custa da sustentabilidade futura das reformas. Isto significa que os mais jovens que trabalham e descontam podem estar a pagar um imposto extraordinário de solidariedade social, porque estão a financiar as reformas dos mais velhos e ninguém lhes garante as suas.

Despesas sem travão de contraciclo

15.11.2024

O mundo mudou e é provável que em 2025 Trump possa limitar as exportações europeias e prejudicar a economia do Velho Continente. Mas Portugal continua com um orçamento expansionista na despesa. E a pressão para aumento dos gastos públicos não pára. Se a economia europeia sofrer uma travagem, Portugal vai sofrer.

Paixões, milhões e lições do futebol

07.11.2024

Por pouco mais de dois punhados de milhões de euros o Sporting perde uma equipa técnica que reconduziu o clube ao caminho dos êxitos. O risco para os adeptos é que a sua principal estrela também saia no mercado de inverno, uma vez que basta alguém pagar a cláusula de 100 milhões. Apesar da ameaça para os leões, o assédio milionário a treinadores, atletas e dirigentes que fazem carreira em Portugal mostra que o futebol português é um “cluster” competente num mercado global ultracompetitivo.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio