Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

“Hazard Reported Ahead”

16.08.2023

A diferença de andamento entre os vários automobilistas é enorme: tanto se apanham condutores a circular devagarinho pela esquerda, como vemos na nossa traseira os sinais de luzes do rápido pintas que gosta de acelerar o seu bólide nas retas.

Agitação no parado

13.07.2023

Apesar de ter tido muitos bons ministros, Portugal agita-se sistematicamente em torno de uma ambição não cumprida, de uma oportunidade perdida, ou de uma execução sem prazo; tudo isto num movimento concêntrico, marcado por algumas crises reais mas sobretudo demasiados "faits divers". Para quê tanta agitação?

Em que tipos de gestores encaixamos?

22.06.2023

Como se combate o clientelismo? Com um “corporate governance” que permita a segregação de funções, os “checks and balances”, ou outras formas de prevenir os abusos de poder. Para isso, tornaram-se também obrigatórios os “canais de denúncia” que, quando são bem utilizados, poderão prevenir a gestão clientelar.

Tempo perdido

11.05.2023

Se os membros do governo passarem o tempo a “apagar fogos”, não estarão de certeza a trabalhar para a evolução dos países ou empresas que dizem liderar.

Afinal que Portugal temos?

13.04.2023

Não há conversa alguma sobre as debilidades de Portugal onde o Estado, nas suas diferentes dimensões, saia bem na fotografia. Fala-se que há demasiado Estado, mas, depois, até o facto de o menino Joãozinho não querer estudar é culpa do Estado.

A responsabilidade social light

09.02.2023

Já os que se limitam a debitar o mesmo discurso chapa três sobre a redução do carbono deviam falar também da redução da fome e da pobreza, da falta de formação, das desigualdades, do ócio juvenil, do crescimento insuficiente das suas empresas, ou mesmo do excesso de presos num país em que “ninguém” vai preso.

Memórias de um amnésico

12.01.2023

Um jornal descobre um tesourinho, os outros vão atrás, o protagonista é vexado até ao tutano pelo português, em redes sociais incendiadas, os comentadores comentam muito, mas muito, veementemente, o governo entra em negação até já não conseguir... e finalmente a coisa azeda, demite-se alguém.

E as empresas?

21.12.2022

Agora que, finalmente, se começa a generalizar a ideia de que Portugal só sairá do seu marasmo se houver crescimento, é necessário identificar como verdadeiramente se pode alcançar esse objectivo.

O oligo-liberalismo

13.10.2022

Pode Portugal ser liberal quando o ponto de partida da maioria dos portugueses contraria o pressuposto do liberalismo: a tal igualdade de oportunidades? Parece-me difícil.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio