Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Opções de fundo

18.10.2024

O mesmo Miranda Sarmento, que durante anos afirmou que “era fácil pôr a economia a crescer acima de 3%”, e que apresentou em campanha eleitoral um cenário macroeconómico sempre crescente até chegar a 3,4% em 2028, diz-nos agora que a taxa de crescimento do PIB em 2028 será de 1,8%.

Falta visão e arrojo no OE, sobra cálculo eleitoral

11.10.2024

Confirma-se que teremos um excedente de 0,4% do PIB em 2024 (podendo em nossa análise ser ainda superior), confirmando as muito boas condições financeiras que este governo herdou. Fica assim desmentida a tese inicial do ministro das Finanças, de que teria herdado uma situação grave e difícil.

Orçamento (III) – O Orçamento que o país precisa

04.10.2024

O Orçamento do Estado para 2025 precisa de sinais de que enfrenta os baixos níveis de investimento privado. A transformação estrutural produzida na nossa economia desde a última crise, com um fortíssimo crescimento da sua abertura, irá ter nesta área um impacto ao longo dos anos.

Orçamento (II) - O que precisamos que o OE2025 seja?

20.09.2024

Portugal encontra-se hoje numa posição bem mais protegida em termos de financiamento internacional. Não estamos hoje no “radar” de ninguém por riscos de desequilíbrio orçamental ou externo. Mas o trabalho não está concluído. É preciso prosseguir sem vacilar aos inúmeros cantos dos que consideram que o tempo é de virar de política orçamental e que agora é tempo de gastar tudo com todos.

Orçamento 2025 (I) – Viabilização ou não

13.09.2024

Admitamos que, apesar de todos os esforços, genuínos e empenhados, de todas as partes, não haja acordo e que, de um ou outro lado, prevaleça a tese que é melhor “quebrar agora” que deixar avançar. Uma coisa sabemos já: a preocupação maior de cada um será não ficar com o ónus de uma negociação mal sucedida.

Cavaco e o orçamento

06.09.2024

Cavaco Silva ter escolheu para crítica uma medida no valor de 180 milhões de euros, passando ao lado que o Governo já incluiu no “Quadro de Políticas Invariantes” para o OE 2025 um conjunto de medidas novas, num valor superior a 1.500 milhões, para a qual a mesmíssima análise se pode fazer.

França: o novo Governo e a realidade a enfrentar

12.07.2024

O mais preocupante de todo o período pós-eleitoral em França (e já da campanha eleitoral aliás), é que os debates sobre o futuro programa político estão bastante alheados da realidade que o novo Governo irá enfrentar. E o risco mais imediato é uma crise financeira.

O consenso necessário

03.07.2014

O Presidente da República convocou para hoje uma reunião do Conselho de Estado.

Uma questão de diagnóstico

18.06.2014

É nos momentos críticos, como aquele que atravessamos, que a qualidade do diagnóstico é mais determinante.

"Europa connosco"?

20.05.2014

Estamos em vésperas de mais umas eleições europeias. Mas, pelo menos para nós, portugueses, cidadãos de um país da periferia da zona euro, estas não são "mais umas eleições europeias".

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio