Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Trump e nós (II)

24.01.2025

A forma como o desenlace na Ucrânia for construído será essencial quer no imediato quer no relacionamento futuro com os EUA. Donald Trump, que anunciou o fim do conflito nas 24 horas seguintes à sua tomada de posse, já deu sinais de recuo no que seria na prática a capitulação do Ocidente.

Trump e nós (I)

17.01.2025

O rápido alinhamento que Donald Trump fez com Elon Musk, Zuckerberg e Bezos permitirá deter (já detém) uma influência decisiva sobre o que cada um vê nas suas redes sociais, como também influenciará o que os media tradicionais publicarão.

Excedente ou défice

20.12.2024

Irresponsavelmente, este Governo abriu a comporta a todas as reivindicações de todo o tipo de grupos profissionais e corporações, aumentando quotidianamente a despesa permanente (vangloria-se aliás que “estão a resolver problemas!”), movimento que não abrandará em 2025.

Aprofundar o debate da descida do IRC

06.12.2024

O que diminuiu significativamente a taxa de IRC (da taxa estatutária para a taxa efetiva), são benefícios fiscais direcionados para prioridades como investigação e desenvolvimento, apoio ao investimento e à capitalização de empresas, claramente alinhados com as necessidades do país.

Boa sorte António Costa!

29.11.2024

Mesmo para o maior dos otimistas é difícil vislumbrar no horizonte um caminho de paz e prosperidade no continente europeu.

Os mercados e Trump

15.11.2024

Os mercados refletem o curto e, quando muito, o médio prazo. O confronto das ideias com a realidade, e sobretudo a própria realidade, ditarão o curso dos indicadores que vimos.

“The economy, stupid”

08.11.2024

Múltiplas sondagens realizadas antes das eleições identificavam claramente três temas como principais nas preocupações para os americanos: a situação da economia (que a larga maioria considerava má), a imigração descontrolada (com ligação direta à apreciação sobre a economia) e a questão da insegurança (associada às guerras internacionais).

Opções de fundo

18.10.2024

O mesmo Miranda Sarmento, que durante anos afirmou que “era fácil pôr a economia a crescer acima de 3%”, e que apresentou em campanha eleitoral um cenário macroeconómico sempre crescente até chegar a 3,4% em 2028, diz-nos agora que a taxa de crescimento do PIB em 2028 será de 1,8%.

Falta visão e arrojo no OE, sobra cálculo eleitoral

11.10.2024

Confirma-se que teremos um excedente de 0,4% do PIB em 2024 (podendo em nossa análise ser ainda superior), confirmando as muito boas condições financeiras que este governo herdou. Fica assim desmentida a tese inicial do ministro das Finanças, de que teria herdado uma situação grave e difícil.

Orçamento (III) – O Orçamento que o país precisa

04.10.2024

O Orçamento do Estado para 2025 precisa de sinais de que enfrenta os baixos níveis de investimento privado. A transformação estrutural produzida na nossa economia desde a última crise, com um fortíssimo crescimento da sua abertura, irá ter nesta área um impacto ao longo dos anos.

Orçamento (II) - O que precisamos que o OE2025 seja?

20.09.2024

Portugal encontra-se hoje numa posição bem mais protegida em termos de financiamento internacional. Não estamos hoje no “radar” de ninguém por riscos de desequilíbrio orçamental ou externo. Mas o trabalho não está concluído. É preciso prosseguir sem vacilar aos inúmeros cantos dos que consideram que o tempo é de virar de política orçamental e que agora é tempo de gastar tudo com todos.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio