Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Pela convivência e disputa democrática

14.03.2025

Esta crise política faz de Portugal um país praticamente sem voz no quadro europeu por vários meses no preciso momento em que se tomarão importantíssimas decisões que afetarão o nosso futuro certamente por algumas décadas.

A oportunidade da Europa

28.02.2025

É evidente que a traição dos EUA à Ucrânia ficará na memória dos líderes europeus. Mesmo aqueles que competem pelos minutos de atenção de Trump e Elon Musk no apoio às suas ideias nacionalistas, anti-imigração e mesmo racistas e intolerantes, percebem bem uma realidade: ficar sozinho e desarmado mesmo em frente da Rússia Imperial de Putin não é um grande plano.

Trump e nós (II)

24.01.2025

A forma como o desenlace na Ucrânia for construído será essencial quer no imediato quer no relacionamento futuro com os EUA. Donald Trump, que anunciou o fim do conflito nas 24 horas seguintes à sua tomada de posse, já deu sinais de recuo no que seria na prática a capitulação do Ocidente.

Trump e nós (I)

17.01.2025

O rápido alinhamento que Donald Trump fez com Elon Musk, Zuckerberg e Bezos permitirá deter (já detém) uma influência decisiva sobre o que cada um vê nas suas redes sociais, como também influenciará o que os media tradicionais publicarão.

Excedente ou défice

20.12.2024

Irresponsavelmente, este Governo abriu a comporta a todas as reivindicações de todo o tipo de grupos profissionais e corporações, aumentando quotidianamente a despesa permanente (vangloria-se aliás que “estão a resolver problemas!”), movimento que não abrandará em 2025.

Aprofundar o debate da descida do IRC

06.12.2024

O que diminuiu significativamente a taxa de IRC (da taxa estatutária para a taxa efetiva), são benefícios fiscais direcionados para prioridades como investigação e desenvolvimento, apoio ao investimento e à capitalização de empresas, claramente alinhados com as necessidades do país.

Boa sorte António Costa!

29.11.2024

Mesmo para o maior dos otimistas é difícil vislumbrar no horizonte um caminho de paz e prosperidade no continente europeu.

Os mercados e Trump

15.11.2024

Os mercados refletem o curto e, quando muito, o médio prazo. O confronto das ideias com a realidade, e sobretudo a própria realidade, ditarão o curso dos indicadores que vimos.

“The economy, stupid”

08.11.2024

Múltiplas sondagens realizadas antes das eleições identificavam claramente três temas como principais nas preocupações para os americanos: a situação da economia (que a larga maioria considerava má), a imigração descontrolada (com ligação direta à apreciação sobre a economia) e a questão da insegurança (associada às guerras internacionais).

Opções de fundo

18.10.2024

O mesmo Miranda Sarmento, que durante anos afirmou que “era fácil pôr a economia a crescer acima de 3%”, e que apresentou em campanha eleitoral um cenário macroeconómico sempre crescente até chegar a 3,4% em 2028, diz-nos agora que a taxa de crescimento do PIB em 2028 será de 1,8%.

Falta visão e arrojo no OE, sobra cálculo eleitoral

11.10.2024

Confirma-se que teremos um excedente de 0,4% do PIB em 2024 (podendo em nossa análise ser ainda superior), confirmando as muito boas condições financeiras que este governo herdou. Fica assim desmentida a tese inicial do ministro das Finanças, de que teria herdado uma situação grave e difícil.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio