Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O poderoso encanto do conformismo

17.12.2024

O conformismo pode ferir a democracia de morte lenta. 8 anos de inércia socialista deixaram o país sem caminho nem destino. Num lastro de estórias de hipnotização e sono. Sem coragem nem risco. Mistificados de estabilidade rígida e frágil.

Transformação e turbulência

10.12.2024

Poderemos ter governos mais extremistas nesta década. Mas, sem propostas credíveis, falharão nos seus propósitos. Apesar do espetáculo incessante. E, como refere Daniel Innerarity, "Como é possível que aqueles que contribuíram para transformar a política num espetáculo tentem agora convencer-nos de serem a solução?".

4.913.454.425 euros de desconsideração pelos mais novos!

04.12.2024

O curto prazo do OE2025 foi demagógico e irresponsável. A oposição aprovou um aumento adicional das pensões mais baixas. Moralmente louvável. Mas porventura racionalmente desequilibrado. Sem consideração pela população contributiva. Sem ponderação dos interesses dos mais novos.

A primavera voltou em novembro

27.11.2024

Em novembro foram os democratas que venceram o totalitarismo. Foi a extrema-esquerda comunista que perdeu. Foi abril que foi reiniciado. E foi a primavera que recomeçou.

Shareholders & Stockholders, S.A.

19.11.2024

Muitos destes temas também, através do ESG (“environmental, social, and governance”) tomam conta das empresas. Em muitas delas subvertem-se objetivos de rendibilidade em nome de propagandas socializantes. E de mistificação comunicacional de problemas reais. Internalizam a política. E rejeitam que o interesse social das empresas é a maximização dos seus lucros.

Nobreza e pobreza em política

28.10.2024

A política não pode viver da manipulação dos factos e dos acontecimentos. A política não pode viver da demagogia imediatista da ação de massas. A política não pode viver da subversão da verdade em nome de qualquer ideologia.

Disparidades regionais no ano de Júpiter

23.10.2024

Falta-nos uma aspiração nacional de desenvolvimento. Vivemos em guerras palacianas. O poder discute-se na representação de quem está já no PIB europeu. Pouco atende àqueles que, ainda fora do PIB europeu, não sentem a delegação dos seus interesses na mesa das negociações.

Portugal: um país (realmente) invariante

16.10.2024

Em Portugal este tem sido um século verdadeiramente invariante. Muitos indicadores ficaram em 2023 iguais ou piores do que em 2000. E, como sinal básico, o PIB per capita, em PPC (paridade do poder de compra), passou de 84% da UE, em 2000, para 83%, em 2023.

Dívida europeia: “les uns et les autres”

24.09.2024

A dívida comum não é “dívida dos outros”. Não são os outros que a pagarão. Nem a abstração que é a UE. Somos todos. Cada um dos países na sua quota parte. Aqui não há “les uns” e “les autres”. Há todos.

CR1000: a solidez do sucesso

11.09.2024

Felizmente temos o melhor jogador de futebol do mundo. O atleta mais profissional de sempre. Cristiano Ronaldo. Que nos mostra tudo o que o país necessita para ter êxito: objetivos, foco, estratégia, responsabilidade, sofrimento, família e sentido ético. E muito trabalho. Infelizmente a discussão orçamental limita-se às migas da demagogia.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio