Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O malogro da Comunidade Europeia de Defesa em 1954

27.03.2025

A história é útil nas decisões do presente. O malogro da CED é um passado com muito de presente e porventura tudo de futuro. Outrora, na defesa, os extremos deram as mãos em devoções estranhas ao interesse nacional. Estaremos hoje como ontem?

Monte von Trump

10.03.2025

Montenegro envolveu-se numa trapalhada sem roca nem fio. São temas domésticos nas capas da imprensa populista. São empresas familiares com clientes da paróquia. São negócios gerando dúvidas sobre a independência de espírito.

Conflitos de interesses: simples sem demagogia

27.02.2025

Os titulares de cargos devem informar um órgão independente sobre os seus potenciais conflitos de interesses. Não para ficarem inibidos de exercer as funções, mas para ser indicado, especificamente, as situações e os métodos de mitigação desses conflitos.

Tarifas: caçar elefantes com fisga

20.02.2025

A China é um elefante que investe e não consome. Os EUA são um elefante que consome e não investe. Reverter estes modelos exige décadas de evolução económica. Para os elefantes, as tarifas não são mais que fisgas de pequenas pedras, não os matam. Podem reduzir um pouco os desequilíbrios no comércio externo. Podem gerar mais inflação e desconfortos políticos no curto prazo, mas, só por si, são mera propaganda política.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra

12.02.2025

Há que salvaguardar a memória para não repetir os erros e para equilibrar os remédios. Na banca é proibido surfar o canhão da Nazaré. Mas não se pode surfar sem quaisquer ondas. Como diz o povo, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.  

Moralismos identitários e igualitários

31.01.2025

Nenhum partido está imune a violações por parte dos seus membros. E, em caso positivo, as penalizações deveriam ser individualizadas. Disse Jesus: "Quem não tiver pecado atire a primeira pedra." Porém, se o partido se centra na contestação moral dos adversários, o peso da violação é bem diferente. É um ato de hipocrisia política.

Boca Juniors 0 – 0 Argentinos Juniors

28.01.2025

O PIB argentino reduziu cerca de 3% em 2024. Mas espera-se crescimentos de 5% ao ano, nos próximos dois anos. E melhoria na generalidade dos indicadores. Uma sociedade libertada e dona de si própria a vencer a crise.    

"Don’t cry for Argentina"

21.01.2025

Hoje na Argentina fala-se de controle da inflação. De desenvolvimento. De contas equilibradas. De transparência. De mais investimento. De otimismo. De redução da pobreza. E de uma nova esperança para o país. E, apesar das medidas difíceis, parece que a popularidade do Presidente continua alta.

O racismo da esquerda

15.01.2025

A esquerda lançou o Martim Moniz contra a Avenida de Roma. Numa atitude da maior irresponsabilidade. Com absoluta má-fé. E populismo ignóbil. O racismo da esquerda.

O elogio da ineficiência

06.01.2025

A relação entre mandatários e mandantes é muito estudada no domínio das finanças. E nos custos desta relação. Na ineficiência das decisões que não maximizam o valor da empresa. Ou prejudicam mesmo a riqueza dos acionistas. Ou que lhes são prejudiciais. Em favor próprio de quem toma as decisões.

O poderoso encanto do conformismo

17.12.2024

O conformismo pode ferir a democracia de morte lenta. 8 anos de inércia socialista deixaram o país sem caminho nem destino. Num lastro de estórias de hipnotização e sono. Sem coragem nem risco. Mistificados de estabilidade rígida e frágil.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio