Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Um modelo esgotado. Conseguiremos mudar?

12.12.2024

Reza a história do sapo que se colocou dentro de uma panela ao lume. A água foi aquecendo devagarinho, o sapo todo contente, até que morreu cozido. Podemos estar a falar da Europa. Criámos um modelo social e económico que nos podemos orgulhar. E com isso 70 anos de paz e avanços sociais.

Uma tempestade francesa?

03.12.2024

A França não é a Grécia, repetem os responsáveis franceses, mas para lá caminha dizem os mercados. Hoje, o risco de emprestar dinheiro a um ou a outro é o mesmo. 83 pontos-base sobre a dívida alemã e 85, respetivamente.

Quem é o mais amigo da minha pele?

27.11.2024

Quantas empresas faliram, ou foram compradas a baixo preço por decisões mal tomadas e mal medidas? E quantos de nós ainda custeiam sonhos e deslumbres políticos, sempre bem-intencionados, e que nos infernizam a vida? Nisso a esquerda é pródiga. Vender e afirmar sonhos, inconsequentes e de difícil ou arrastada execução…

Entre a guerra e Trump, o acordar da Europa

20.11.2024

A Europa, cansada de guerras, de fome e de miséria, tem conseguido fugir à sua dolorosa história nos últimos 70 anos. Uma Europa recém-dividida por uma cortina de ferro e muros assassinos, construiu uma forte prosperidade, base de um Estado Social, orgulho e baluarte contra a desigualdade, a fome e a miséria crónicas.

Aguiar-Branco tem razão

31.10.2024

O crescente nacionalismo em diversos países, que agora as esquerdas radicais e, por omissão, as moderadas querem equiparar, por cegueira ideológica, a novos fascismos para assustar os eleitorados, escondem reais problemas de soluções difíceis.

Salvos por Montesquieu

29.10.2024

Dentro do bem construído sistema de “checks and balances”, o Presidente dos EUA não tem muito poder. Os pais da nação, Jefferson e C.ª, desconfiando do poder do rei, do soberano, desenharam um poder executivo a funcionar, mas sempre limitado, fãs de Montesquieu.

Partir o pescoço da estagnação económica

21.10.2024

Dominar a inflação na Europa é bem mais fácil, dada a atual estagnação económica europeia com menores pressões inflacionistas da procura, do que nos EUA. Ao contrário de Powell no Fed, mais perto da tradição esfíngica de banqueiro, os nossos europeus têm sido muito mais comunicacionais e políticos.

Este país não é para ricos

10.10.2024

Quando um Governo se propõe baixar o IRC atira-se que é para favorecer os “ricos”, apesar dos acionistas só receberem parte dos lucros se forem distribuídos, e tributados novamente em IRS. Os lucros que ficam são para financiar fundo de maneio, investimento e garantir o futuro da empresa e dos postos de trabalho.

Contentes por ser o outro a pagar

18.09.2024

Quando nos contentamos com decisões de inclusão de bagagem, ou também da abolição das portagens, é porque estamos a acreditar que serão as empresas, ou os concessionários, a pagar. Nada mais errado.

Os novos educadores da classe operária

05.09.2024

A imprensa tradicional generalista, ainda a viver da sua legitimidade histórica, vê os seus principais títulos caírem ou fecharem, e outros a sobreviverem num quase mecenato de grupos capitalistas de distribuição.

E o D de desenvolvimento

29.08.2024

É a falta de capital que deixou degradar os bairros tradicionais, e permitiu a muitos, com alguma indemnização dos novos donos, ter finalmente uma habitação digna, fora dos centros. Aconteceu em todo o mundo.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio