Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Energia limpa com melhor economia e pior geopolítica

02.10.2024

Além das potências industriais mais importantes estarem a proteger-se contra as importações baratas chinesas, aumentando assim as despesas com a transição verde, a geopolítica também criou obstáculos à implementação das renováveis nos países em desenvolvimento.

A irracionalidade das tarifas impostas pela UE aos veículos elétricos chineses

23.07.2024

No ano passado, quando os líderes europeus estavam preocupados com o “surto” de importações de VE chineses, tendo mesmo aberto uma investigação a essas importações, a verdade é que a percentagem de importações de VE à China, por parte da Europa, diminuiu, comparativamente a 2022, tendo a UE importado mais VE a outros países – incluindo o Japão, a Coreia do Sul e o Reino Unido – do que à China.

A meta de inflação de 2% dos bancos centrais não é a linha de chegada

19.03.2024

O desafio que os bancos centrais enfrentam não é tanto trazer a inflação de 3% para 2% – o "quilómetro final" da corrida desinflacionista – mas sim mantê-la nesse nível durante tempo suficiente para que as pessoas deixem de se preocupar com a possibilidade de os preços subirem novamente amanhã.

O verdadeiro problema da economia da China

25.09.2023

Recordemos que a taxa de poupança da China é extraordinariamente elevada, e assim se mantém, apesar dos esforços das autoridades na última década para fomentar o consumo doméstico como motor de crescimento.

Virar a página da desigualdade?

24.05.2023

Há casos em que as famílias de baixos rendimentos sofreram perdas menores no poder de compra que as famílias mais ricas. É o caso na Alemanha, onde ser proprietário de uma casa é menos comum, e em França, onde o preço da energia se manteve baixo para as habitações.

O efeito estabilizador da inflação

12.10.2022

As pré-condições para uma crise financeira estão reunidas. No entanto, até agora, a volatilidade do mercado tem sido limitada. Por que é, desta vez, diferente?

Como a Europa pode aguentar sem o gás russo

14.09.2022

Ao longo dos últimos meses, os preços do gás e da eletricidade na Europa dispararam quase 100% para níveis sem precedentes, depois caíram em cerca de um terço, e têm agora subido novamente desde que a Rússia anunciou que a operação no Nord Stream 1, o seu gasoduto para a Alemanha, iria manter-se suspensa indefinidamente.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio