Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A economia da Europa está estagnada

05.12.2024

As perspetivas para 2025 continuam fracas. Embora as economias europeias ainda possam recuperar, o estímulo keynesiano não será suficiente para sustentar um crescimento robusto.

Harris joga xadrez enquanto Trump joga damas

10.09.2024

Desde que Biden terminou a sua campanha de reeleição e Harris começou a sua notável ascensão, os republicanos – ou, mais precisamente, Trump – parecem estar a jogar damas enquanto os democratas jogam xadrez.

Será que o desejo de Trump de ter um dólar mais fraco se vai realizar?

21.08.2024

Isto significa que a afirmação de que o dólar está demasiado forte tem algum fundamento. Além do mais, isto aponta para que, muito provavelmente, Trump venha a ter sorte com o dólar, mesmo que não adote quaisquer medidas. O mesmo acontecerá no caso de Kamala Harris ganhar as eleições.

Estarão os americanos preparados para a guerra comercial EUA-China?

24.07.2024

Para quem acredita que a cooperação multilateral é necessária para resolver os problemas mundiais mais prementes, desde as alterações climáticas, à regulação da inteligência artificial, a crescente rivalidade entre as duas principais potências mundiais é profundamente perturbadora.

Conseguirá a economia da Europa exceder as expetativas em 2024?

19.04.2024

Desde há muito que as economias europeias apresentam desempenhos inferiores, mas nenhuma tendência é eterna. Por muito sóbrio que o panorama europeu possa agora parecer, as perspetivas económicas da Europa poderão ser muito melhores até ao final do ano.

Não contem com uma aterragem suave da economia global

16.02.2024

Apesar da convicção generalizada de que a economia mundial se prepara para uma aterragem suave, há tendências recentes que descartam as razões para o otimismo. O mundo confronta-se com mais um ano turbulento e os decisores políticos devem lembrar-se de que uma aterragem suave de nada serve se a pista estiver sobre uma zona sísmica. 

A incrível resiliência dos mercados emergentes

13.11.2023

As empresas e governos dos mercados emergentes aproveitaram as taxas de juro ultra-baixas que prevaleceram até 2021 para estender  a maturidade das suas dívidas, dando-lhes tempo para se adaptarem ao novo normal de taxas de juro elevadas.

O desastre do tecto da dívida dos EUA ainda não acabou

20.06.2023

A ideia de que atingir o limite da dívida forçaria os EUA a deixarem de pagar imediatamente as obrigações do Tesouro é um boato. O governo arrecada impostos mais do que suficientes para pagar os juros da dívida e o tecto ao endividamento não cria obstáculos ao adiamento do reembolso de dívida que esteja a atingir a maturidade.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio