Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Conseguirá a economia da Europa exceder as expetativas em 2024?

19.04.2024

Desde há muito que as economias europeias apresentam desempenhos inferiores, mas nenhuma tendência é eterna. Por muito sóbrio que o panorama europeu possa agora parecer, as perspetivas económicas da Europa poderão ser muito melhores até ao final do ano.

Não contem com uma aterragem suave da economia global

16.02.2024

Apesar da convicção generalizada de que a economia mundial se prepara para uma aterragem suave, há tendências recentes que descartam as razões para o otimismo. O mundo confronta-se com mais um ano turbulento e os decisores políticos devem lembrar-se de que uma aterragem suave de nada serve se a pista estiver sobre uma zona sísmica. 

A incrível resiliência dos mercados emergentes

13.11.2023

As empresas e governos dos mercados emergentes aproveitaram as taxas de juro ultra-baixas que prevaleceram até 2021 para estender  a maturidade das suas dívidas, dando-lhes tempo para se adaptarem ao novo normal de taxas de juro elevadas.

O desastre do tecto da dívida dos EUA ainda não acabou

20.06.2023

A ideia de que atingir o limite da dívida forçaria os EUA a deixarem de pagar imediatamente as obrigações do Tesouro é um boato. O governo arrecada impostos mais do que suficientes para pagar os juros da dívida e o tecto ao endividamento não cria obstáculos ao adiamento do reembolso de dívida que esteja a atingir a maturidade.

Por que é que as sanções à Rússia estão a falhar

16.03.2023

As sanções foram desenhadas de modo a que a Rússia possa continuar a exportar tudo menos petróleo de forma relativamente livre. Por exemplo, é de facto embaraçoso que os EUA, que obtém quase 20% da sua eletricidade a partir da energia nuclear, continuem a importar urânio russo.

Irá a subida do dólar acabar em chicotada?

09.09.2022

O dólar norte-americano tem estado em alta este verão. O iene japonês e o euro caíram para os níveis mais baixos face ao dólar em duas décadas; o euro, que vale há muito mais de um dólar, está agora próximo da paridade.

A montanha-russa dos preços da energia

15.07.2022

De momento, tudo aponta para que os preços do petróleo e do gás permaneçam elevados, apesar dos receios de uma recessão nos EUA e na Europa.

A Fed não é a única responsável pela inflação

16.05.2022

A Fed certamente tem a sua quota-parte de culpa pela grande inflação da década de 2020. Mas as fortes pressões políticas da esquerda e as análises excessivamente otimistas a uma política de endividamento ilimitado – já para não falar das genuínas incertezas sobre a inflação e as taxas de juro reais – também desempenharam um papel muito relevante.

Pode o mundo permitir-se impor à China as mesmas sanções que à Rússia?

08.04.2022

Os efeitos da desglobalização, tal como os efeitos da globalização, tendem a não ser distribuídos equitativamente. A prudência da Europa pode muito bem ter a ver com a pressão exercida por grupos de lobby que representam as regiões e indústrias que serão mais afetadas por um embargo à energia russa.

Acabaram-se os dividendos da paz?

15.03.2022

No complexo mundo de hoje em dia, com os drones, os ciberataques e os campos de batalha automatizados, a forma como os governos usam os seus orçamentos para a defesa é muito importante.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio