Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por Celso Filipe
Informação sobre o colunista
Celso  Filipe
Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas. É autor dos livros "O Poder Angolano em Portugal", "O Que Faria Se Estivesse No Meu Lugar - 10 Conversas de Vida com António Lobo Antunes" e "Escrevam a Dizer Quem Foi ao Meu Funeral" (romance policial). Em 2013, conjuntamente com Maria João Babo, Maria João Gago e Pedro Santos Guerreiro, recebeu o rgande prémio de jornalismo económico atribuído pelo Santander Totta e Universidade Nova de Lisboa com o trabalho "Ricciardi falha destituição", sobre a crise no BES.

Artigos de opinião deste autor

A vitória de Putin

20.02.2025

A UE precisa de dar o seu grito de Ipiranga. Para começar, basta falar mais de Bruxelas e menos de Washington porque o centro do mundo não é o umbigo de Trump.

Assim se faz Portugal

18.02.2025

O poder das autarquias não é determinado pelo número de freguesias. Os partidos esgrimem o argumento contrário porque cada freguesia ajuda a encher o bornal dos votos.

Era uma vez o dólar

12.02.2025

Ao pretender captar mais poder para os Estados Unidos, Donald Trump está, de forma paradoxal, a incentivar respostas capazes de tornar a economia mundial mais multipolar.

A IA por um canudo

10.02.2025

A UE vai ter de encontrar agora e para situações futuras um modelo que seja capaz de responder aos desafios, tanto no plano político como no da captação de financiamento.

Até parece propositado

09.02.2025

O anúncio de fazer da Faixa de Gaza uma "Riviera" do Médio Oriente enfraquece a posição dos Estados Unidos como mediador credível para a região.

Novo Banco, velhos medos

06.02.2025

O egocentrismo dos Estados-Membros, uma decorrência do clima político que se vive em cada país e das crescentes narrativas nacionalistas, dificulta sobremaneira a resposta europeia aos desafios da competitividade.

O país das perceções

04.02.2025

O país das perceções grita nas redes sociais, é primo de sangue da pós-verdade e traz à memória uma mensagem que durante muito tempo permaneceu num muro universitário: "Não temais é a realidade que se engana."

Lá no fundo

03.02.2025

Acima de tudo, o que distingue a DeepSeek das outras IA é a nossa conceção de sociedade.

O teste da palavra

02.02.2025

O almirante Gouveia e Melo é uma espécie de "take 2" do populismo, enquanto corrente que se desliga dos partidos tradicionais e de uma narrativa ideológica.

Isto anda tudo ligado

30.01.2025

Os líderes europeus, por razões diferentes, têm sido incapazes de fazer valer o ensinamento popular segundo o qual "a resistência de uma corda só é possível graças à união de todos os seus fios".

Bestialmente atrasados

29.01.2025

A UE, nas últimas três décadas, aburguesou-se, terciarizando a produção. Este comportamento coletivo displicente foi responsável pela perda de relevância industrial.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio