Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por Celso Filipe
Informação sobre o colunista
Celso  Filipe
Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas. É autor dos livros "O Poder Angolano em Portugal", "O Que Faria Se Estivesse No Meu Lugar - 10 Conversas de Vida com António Lobo Antunes" e "Escrevam a Dizer Quem Foi ao Meu Funeral" (romance policial). Em 2013, conjuntamente com Maria João Babo, Maria João Gago e Pedro Santos Guerreiro, recebeu o rgande prémio de jornalismo económico atribuído pelo Santander Totta e Universidade Nova de Lisboa com o trabalho "Ricciardi falha destituição", sobre a crise no BES.

Artigos de opinião deste autor

E depois de Putin?

19.12.2024

Os ditadores não gostam de sombras. Por isso, o futuro do país após Putin terá tanto de sombrio como de imprevisível.  

O aeroporto da areia

17.12.2024

A história do futuro aeroporto de Lisboa já trucidou ministros e enfraqueceu governos. Desta vez, com tanto tempo pela frente para a sua concretização, vamos ter mais do mesmo.

A realidade tenebrosa

16.12.2024

As redes sociais são um paradigma de liberdade, mas isso não lhes confere o direito de ultrapassar as mais elementares regras democráticas. É também por isto que importa regular e exigir aos donos destas redes que sejam mais eficazes na fiscalização preventiva de fenómenos como os que aconteceram na Roménia.

Portugal umbiguista

12.12.2024

As ineficiências na prestação de serviços de saúde, na maior parte do território nacional, não se soluciona aplicando o slogan "ligue antes, salve vidas".

Os ventos do Mercosul

08.12.2024

A França será capaz ainda de mitigar alguns dos danos que este entendimento poderá causar no seu tecido empresarial, mas não pode, sozinha, travar o vento com as mãos.

A grande bolha

05.12.2024

A prudência no presente é a melhor estratégia para evitar sobressaltos no futuro. Este princípio vale para tudo. Até para as criptomoedas.

Ser obediente é uma solução

04.12.2024

Desconhece-se o pensamento político do almirante Gouveia e Melo e o seu posicionamento sobre os mais importantes temas da atualidade.

A memória do Clube de Paris

02.12.2024

O exemplo do Clube de Paris, no caso de Angola, força a olhar para o futuro com reservas na medida em que demonstra a natureza errática da diplomacia ocidental.

Tempestade perfeita

28.11.2024

A esperança é de que esta tempestade acabe por ter um efeito regenerador capaz de revitalizar a democracia e o contrato social com as populações dos Estados-membros.

O grande agitador

26.11.2024

A aposta de Trump em extremar posições tem como objetivo primordial o de ganhar ascendente no inevitável processo de negociações que se vai seguir.

Um ano de procrastinação

24.11.2024

O arrastamento da Operação Influencer vem ainda dar mais poder à justiça popular, aquela que condena sem julgar.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio