Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Pessimismo pós-capitalista

12.04.2024

Em resposta ao pessimismo do seu tempo, Keynes ofereceu uma visão alternativa, prevendo que a tecnologia daria início a uma era de abundância sem precedentes.

O Partido Trabalhista do Reino Unido e o fiasco da energia verde

20.03.2024

Investir em infraestruturas verdes tem, pelo menos, o potencial de criar postos de trabalho mais relevantes e produtivos do que muitos dos desmotivantes “empregos inúteis” predominantes na economia britânica e que frequentemente motivam os trabalhadores a optar pela reforma antecipada.

Como prevenir um apocalipse de IA

29.12.2023

À medida que especialistas e académicos ficam cada vez mais preocupados com a capacidade da IA de destruir o mundo, um número crescente de vozes apela para que o desenvolvimento da IA esteja alinhado com os objetivos e valores humanos.

Podem os Jogos Olímpicos evitar uma guerra?

17.02.2022

Gostaria que o presidente norte-americano, Joe Biden, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tivessem ido a Pequim para encorajarem os atletas dos seus países, bem como para conversarem informalmente uns com os outros, bem como com Xi. Se o tivessem feito, estaríamos hoje mais longe de uma potencial guerra na Ucrânia.

Os argumentos contra as sanções económicas

17.11.2021

Como ferramenta de pressão estatal, as sanções económicas ficam aquém de uma guerra, mas ficam mais perto de o ser do que da diplomacia. Ainda assim, as justificações legais, políticas ou morais para tais medidas são raramente desafiadas.

Para onde foi todo o dinheiro?

15.10.2021

A razão pela qual a QE praticamente não surtiu efeito sobre o nível geral dos preços pode prender-se com o facto de grande parte do novo dinheiro estar a alimentar a especulação sobre os ativos, criando assim bolhas financeiras, ao passo que os preços e a produção, como um todo, permaneceram estáveis.

Devem os bancos centrais ter um mandato verde?

28.07.2021

Envolver os bancos centrais na alocação de dinheiro a empresas ou setores económicos em função do seu compromisso para com o ambiente – comprando dívida de empresas de energia hidroelétrica, mas não de petrolíferas, por exemplo – obriga-os a tomarem decisões políticas que deviam ser da incumbência do governo através do sistema tributário.

As lacunas da Bidenomics

30.06.2021

Os decisores políticos que tentam estimular a economia devem estar mais atentos do que os keynesianos do passado para evitarem a inflação e garantirem que a criação de empregos a nível nacional não é compensada por uma fuga de capacidade produtiva para o exterior.

As novas vestes dos banqueiros centrais

02.06.2021

A linguagem oficial da política macroeconómica continua a ser a política monetária. Qualquer correlação com a política orçamental é, obviamente, pura coincidência.

Sequenciar a recuperação pós-covid

07.05.2021

Hoje, a reforma económica confunde-se muito mais com a recuperação do que quando Keynes fazia a distinção entre as duas. Mas a sua forma de estabelecer o relacionamento é um ponto de partida claro para fazer ambas melhor.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio