Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
Notícias desta secção

A injustiça

Antes de 1974, a justiça serviu descaradamente o poder político, protegendo o Governo e combatendo a oposição.

Parcerias público-privadas, para que vos quero?

Não deixa de ser curioso que as primeiras PPP celebradas em meados dos anos 90 (as SCUT e Ponte Vasco da Gama) assinalem o momento a partir do qual se começa a sentir, no nosso país, uma certa estabilização no investimento público (formação bruta de capital fixo, FBCF) e até redução em termos líquidos (ou seja, excluindo o consumo de capital), quando até aí esse investimento crescera.

A sustentabilidade não é sexy!

10:20h Joana Garoupa

Tenho verificado que sempre que escrevo sobre sustentabilidade/ESG. a taxa de reação dos meus “posts” é muito inferior a qualquer um dos outros temas. O meu X ou LinkedIn não são representativos do nosso mercado empresarial, mas não deixa de ser contraditório de toda a dinâmica que se sente. É bastante confuso, confesso.

Populismo ou choque de realidade?

Para sensibilizar os trabalhadores, entende Garamendi que “as empresas devem poder pagar a cada um dos trabalhadores o custo salarial real total (incluindo as contribuições pagas pelas empresas e pelos próprios trabalhadores e que são deduzidas da sua remuneração) e que cada um deve organizar posteriormente as suas relações com a Segurança Social”.

Sebastião Bugalho, os media e a política

O candidato da AD, até há dias apresentado como jornalista, ilustra o ambiente mediático-político em que jornalismo e comentário politizado se misturam cada vez mais, em que ambos são usados como plataforma para outros voos – e quem tudo se submete a uma pura lógica performativa.

O estado a que chegámos

25.04.2024 Celso Filipe

Pressinto que Salgueiro Maia, se estivesse entre nós, estaria simultaneamente satisfeito e inquieto com o estado a que chegámos. Satisfeito porque Portugal está muito melhor, inquieto porque os populismos têm vindo a minar os alicerces da democracia e certos lóbis corporativistas desfiguram os objetivos coletivos.

O Zelig de Belém

25.04.2024 Camilo Lourenço

Onde quer Marcelo chegar? Limpar a imagem da sua ligação ao antigo Regime (o pai foi um alto dirigente do Estado Novo), “matando o pai” e “assassinando” o filho na praça pública… só para ser aceite pela esquerda woke? Deplorável!

O milagre da multiplicação de recursos

25.04.2024 Isabel Stilwell

Não faço ideia se é por sede de protagonismo, se por excesso de meios ou pelo emaranhado das leis, mas o que é facto é que tudo o que mexe passa a ser imediatamente alvo dos procuradores que esgravatam incessantemente telefonemas, almoços, conversas, rotulando pessoas, empresas e políticos de perigosos criminosos, por vezes, apenas por terem feito aquilo que é suposto.

A festa de Abril

Os 50 anos do dia 25 de Abril foram comemorados com festa tal como a efeméride merecia. Acabamos por ser todos tributários desse dia que abriu as portas para a democracia e permitiu acabar com a guerra colonial. Portugal nestes 50 anos mudou muito, tal como o mundo. E o futuro depende do que fizermos no presente. E sem economia dinâmica, a liberdade e a democracia estarão sempre em risco.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio