Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Acesso ao Ensino Superior 2022/2023: leitura dos dados

23.09.2022

Em contraciclo com as quebras de natalidade, o número de candidatos ao ensino superior continua acima dos 60000, apesar de ligeira redução face a 2021. O fator explicativo é tão somente o crescente número de estudantes que finaliza o 12º ano e pretende seguir um curso superior. Em Portugal, o principal mérito de Bolonha é claramente a democratização do acesso ao ensino superior.

A escassez, os recursos naturais e as políticas “Fit for 55”

18.07.2021

No seguimento da Lei Europeia do Clima, aprovada em abril, a Comissão Europeia anunciou o “Fit for 55” que conta com treze propostas legislativas que têm por objetivo reduzir em 55% a emissão de gases com efeito de estufa e uma poupança de energia de 32,5% até 2030.

Simplex eleitoral e e-democracia: do e-voting ao m-voting

28.01.2021

Portugal é um país inovador e criativo, inclusivamente no que toca a tecnologia. Mas falta-nos arrojo! Que belo exemplo poderíamos dar à digitalização, à participação cívica, com a criação do voto exclusivo via internet (m-voting).

Ensino Superior: Pedagogia vs. Investigação e a A3ES pós 2020

21.12.2020

Ninguém questiona que a educação é um ativo de capital humano das nações, fundamental para o desenvolvimento económico e social. Assim sendo, trata-se de um bem público, independentemente da natureza privada ou pública do prestador, que não pode obedecer a interesses e lobbys menos claros.

A3ES: 12 ANOS

05.07.2020

As universidades não podem ser confundidas com centros de investigação, nem um investigador deve ser confundido com um professor. Aliás, existem formalmente carreiras independentes entre ambas as funções.

Pandemia: E Depois do Adeus?

03.05.2020

O nível de incerteza da atual conjuntura impede a eficiência dos modelos econométricos mais completos e complexos e fazer previsões a mais de um mês torna-se meramente um exercício académico.

Dedo na ferida nos “Suecos do Sul”

15.04.2020

O número “oficial” de infetados só teria uma relação direta com o desempenho do sistema de saúde se fosse “testada” toda a população, e a métrica fosse um valor relativo em percentagem da população, porque o número absoluto pouco ou nada transmite.

A necessidade aguça o engenho… (a covid-19 e a educação)

02.04.2020

Os professores do ensino superior representam hoje uma classe envelhecida e avessa a tecnologias, em que a substituição dos retroprojetores de acetatos pelo PowerPoint levou anos a concretizar, assim como as máquinas de escrever pelos computadores.

As velocidades e o futuro do mundo

04.03.2020

Um mundo global precisa de uma organização supranacional, como um Governo Mundial, capaz de impor, de forma legítima, políticas e soluções, também elas, globais.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio