Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O único método

27.03.2024

Muito boa gente faz a mesma coisa dia após dia sem mudar e na esperança de que as coisas melhorem por si próprias. O conselho tão em voga de que é preciso insistir e não desistir, em muitos casos, não ajuda. Só tem sentido insistir se se fizer diferente, isto é, se se perceber o que se fez e se se procurar fazer diferente para melhorar.

Liderança e alta performance

29.02.2024

Ao longo dos tempos, os grupos com líderes têm levado a melhor sobre os grupos sem líderes. Por uma razão: decidem mais depressa. Mais do que decidir bem ou mal, a vantagem vem de decidir rápido. Um ser vivo, uma pessoa: uma decisão. A evolução mostrou que a velocidade da decisão compensa os erros da decisão. Corrigir uma má decisão, geralmente, é mais eficaz do que adiar ou não decidir.

Liderança, gestão e inteligência artificial

24.01.2024

A liderança envolve visão, ambição, mudança, vontade. A gestão envolve competência técnica, eficiência, padronização, previsibilidade. Estas últimas funções têm um potencial elevado para a aplicação da IA, quer mediante a automatização de análises e decisões operacionais, quer mediante a disponibilização de informação de apoio à tomada humana de decisão.

IA e alta performance

02.01.2024

Conhecer bem o que se faz, e a sua relevância para a performance, é chave para se tirar partido da inteligência artificial.

Desistir de nunca desistir

29.11.2023

Não desistir, ser teimoso, insistir em fazer a mesma coisa vezes sem conta, não é um bom caminho para o êxito. A determinação que faz diferença é focada nos resultados e não em repetir o que fizemos. Daí que em cada insistência deva estar uma melhoria, por pequena que seja, por pequena que nos possa parecer.

Efeitos e contrafeitos da IA

25.10.2023

Além de alterações na estrutura profissional, na estratégia das empresas, na economia e cultura, a IA vai ter efeitos na experiência humana, individual e colectiva, na percepção e na atenção, no raciocínio e nos comportamentos.

Os impactos organizacionais da IA

28.09.2023

Para uma primeira absorção das capacidades da IA, duas estratégias organizacionais imediatas podem ser seguidas: promover uma cultura generalizada de experimentação e adopção de aplicações de IA; e iniciar projectos piloto de implementação de soluções de IA disponíveis no mercado.

O mais importante

31.08.2023

A mentalidade não é uma questão de motivação, mas de cultura, educação e personalidade. Não se trata de uma maneira de falar, de um assunto do momento ou de um conjunto de frases feitas. Nem sequer se trata de entusiasmo. Trata-se de ter a certeza sobre o que vou fazer.

IA, escalas e mudanças

27.07.2023

O passado diz-nos que o impacto organizacional da evolução da inteligência artificial na sociedade será quádruplo: organizações que desaparecem; organizações que se adaptam e sobrevivem; organizações que se transformam e lideram; novas organizações, em novas actividades, que marcarão o futuro.

IA e redesenho organizacional

29.06.2023

O impacto da inteligência artificial gera diversos tipos de mudanças organizacionais. O redesenho dos processos de trabalho é inevitável, mas possivelmente mais importante é a reconfigurações de cadeias de valor. Outra alteração relevante na competição será o surgir de novas organizações, actividades e profissões.

Estratégia e inteligência artificial

25.05.2023

A inteligência artificial é crítica para a generalidade das organizações porque afecta, e afectará crescentemente, as suas estratégias. A questão-chave é saber como se dá e dará essa influência, bem como saber o que fazer e quando.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio