Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Mão visível
Notícias desta secção

O vazio em política

18.12.2024 Jorge Marrão

A governação será sempre administração dos problemas que surjam em cada etapa governativa. O poder para mudar, todavia, é distinto do de o manter. E o mundo surpreende-nos todos os dias com novos problemas.

O poderoso encanto do conformismo

17.12.2024 Carlos Albuquerque

O conformismo pode ferir a democracia de morte lenta. 8 anos de inércia socialista deixaram o país sem caminho nem destino. Num lastro de estórias de hipnotização e sono. Sem coragem nem risco. Mistificados de estabilidade rígida e frágil.

Os mais conhecedores de sempre? Não parece…

Houve várias alterações nos últimos anos que nos afastaram do que a experiência e muitos estudos apontam como elementos essenciais para a aquisição e sedimentação de conhecimento: qualidade dos programas, métodos de ensino, duração real dos períodos letivos, treino e existência de avaliações com consequências.

Um modelo esgotado. Conseguiremos mudar?

12.12.2024 Paulo Carmona

Reza a história do sapo que se colocou dentro de uma panela ao lume. A água foi aquecendo devagarinho, o sapo todo contente, até que morreu cozido. Podemos estar a falar da Europa. Criámos um modelo social e económico que nos podemos orgulhar. E com isso 70 anos de paz e avanços sociais.

Desenrascanço!

11.12.2024 Álvaro Nascimento

Globalmente, mais de um quarto da população da OCDE tem desempenho apenas compatível com o nível mais baixo. A percentagem de insucesso salta para 40% quando se trata de capacidades analíticas na resolução de problemas.

Uma questão política

A implosão da UE como a conhecemos pode acontecer, sendo a probabilidade tanto maior quanto mais tempo se demorar a enfrentar o constrangimento político que impede as necessárias reformas económicas e sociais.

Transformação e turbulência

10.12.2024 Carlos Albuquerque

Poderemos ter governos mais extremistas nesta década. Mas, sem propostas credíveis, falharão nos seus propósitos. Apesar do espetáculo incessante. E, como refere Daniel Innerarity, "Como é possível que aqueles que contribuíram para transformar a política num espetáculo tentem agora convencer-nos de serem a solução?".

Uma tempestade francesa?

03.12.2024 Paulo Carmona

A França não é a Grécia, repetem os responsáveis franceses, mas para lá caminha dizem os mercados. Hoje, o risco de emprestar dinheiro a um ou a outro é o mesmo. 83 pontos-base sobre a dívida alemã e 85, respetivamente.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio