Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Máquinas de inteligência artificial

19.02.2025

O que importa no fim do dia não é a consistência entre a resposta e a decisão. O que realmente determina é a maneira como se chega à ação.

O futuro é uma montanha-russa

05.02.2025

Longe vão os tempos em que as empresas eram tomadas como organizações privadas independentes – se é que alguma vez o foram – com comportamentos autónomos e submissas aos condicionalismos do Estado.

“Imagine... I wonder if you can”

23.01.2025

Os puristas dirão que as criptomoedas não reúnem as condições mínimas exigidas para ocupar o lugar das moedas soberanas. Será?

Para refletir

15.01.2025

Trabalho e capital não estão igualmente distribuídos. Como tal, tributar um ou outro não é indiferente, nem para cada um individualmente, nem para o sistema como um todo.

Si non è vero, è ben trovato!

18.12.2024

Na opinião pública, é a ausência de preparação das economias – i.e., dos tecidos produtivos – para absorver a mão de obra especializada que sustenta discursos protecionistas.

Desenrascanço!

11.12.2024

Globalmente, mais de um quarto da população da OCDE tem desempenho apenas compatível com o nível mais baixo. A percentagem de insucesso salta para 40% quando se trata de capacidades analíticas na resolução de problemas.

Problemas globais, respostas locais

04.12.2024

A reposição do poder local, de que o protecionismo internacional é uma das facetas, vai ter implicações para a vida das empresas.

Sputnik

13.11.2024

No que à inteligência artificial diz respeito – e da qual a LLM é tributária – Portugal tem uma participação muito digna nos processos de inovação à escala global. São várias as empresas que se destacam internacionalmente nos domínios digitais, algumas das quais próximas dos temas da “linguagem”.

Dividendos políticos?

07.11.2024

Cresce a convicção de que gestão do bem comum não pode ser feita com regras de propriedade privada. Por força de ilustração, tal e qual como num condomínio habitacional.

Precariedade ou novos modos de vida?

09.10.2024

A centralidade da Segurança Social na organização da sociedade exige a sua presença em todas as discussões sobre a política do Estado, como pano de fundo para as opções de crescimento e desenvolvimento futuras.

A insustentável leveza do ser

02.10.2024

A população portuguesa registou transformações profundas, afetadas pelos fluxos migratórios – de entrada e de saída – que não podem ser reduzidos ao saldo entre o deve e o haver da conta da Segurança Social dos cidadãos estrangeiros.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio