Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por Celso Filipe
Informação sobre o colunista
Celso  Filipe
Diretor-adjunto

Nasceu em 1964 e é atualmente diretor-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a atividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redação. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas. É autor dos livros "O Poder Angolano em Portugal", "O Que Faria Se Estivesse No Meu Lugar - 10 Conversas de Vida com António Lobo Antunes" e "Escrevam a Dizer Quem Foi ao Meu Funeral" (romance policial). Em 2013, conjuntamente com Maria João Babo, Maria João Gago e Pedro Santos Guerreiro, recebeu o rgande prémio de jornalismo económico atribuído pelo Santander Totta e Universidade Nova de Lisboa com o trabalho "Ricciardi falha destituição", sobre a crise no BES.

Artigos de opinião deste autor

O estado a que chegámos

25.04.2024

Pressinto que Salgueiro Maia, se estivesse entre nós, estaria simultaneamente satisfeito e inquieto com o estado a que chegámos. Satisfeito porque Portugal está muito melhor, inquieto porque os populismos têm vindo a minar os alicerces da democracia e certos lóbis corporativistas desfiguram os objetivos coletivos.

Conversa de velhos

21.04.2024

É verdade que a liberdade não é tudo, mas é igualmente indiscutível que ela é a base do resto, isto é, de todas as outras liberdades, sejam elas económicas, sociais ou políticas.

Tristes factos

18.04.2024

O Presidente da República, que hostilizou Costa por causa da sua ambição em liderar o Conselho Europeu, agora exibe gáudio pela eventual concretização desta hipótese.

O logro de Joana

17.04.2024

A fraca participação dos portugueses nas europeias resulta, em boa parte, da persistência dos partidos em transformar estas eleições num plebiscito ao Governo, seja ele qual for. Talvez seja por isso que, de acordo com o Eurobarómetro de primavera, apenas 57% dos portugueses considere alta a probabilidade de participar nas eleições, um valor muito abaixo dos seus congéneres europeus, 71%.

A pequena política

16.04.2024

A política tem de respeitar valores para que os cidadãos respeitem aqueles que os governam ou desejam fazê-lo. Este elo tem sido frequentemente quebrado, desqualificando o Estado.

Passos, o rival de Montenegro

11.04.2024

Passos Coelho tem uma visão diferente do quadro político. Entende que uma solução governativa passa por entendimento formal e de longa duração com André Ventura.

Preencher o vazio

08.04.2024

O silêncio deixou de valer ouro e quem se chega à frente em matéria comunicacional marca pontos. Foi isso que fez o líder do PS, Pedro Nunos Santos, ao tornar pública uma carta dirigida a Luís Montenegro.

A escolha de Israel

04.04.2024

É certo que Israel nunca perderá a guerra, mas é igualmente certo que, mantendo o caminho agora escolhido por Benjamin Netanyahu, nunca conquistará a paz.

Montenegro e Cavaco

02.04.2024

A estratégia de Luís Montenegro vai ser a de vitimizar-se, apontando à oposição responsabilidades pelas medidas que a geometria política do Parlamento o for impedido de concretizar. À semelhança do que fez, com sucesso, Cavaco Silva. Lembra-se?

Um estado de graça alargado

01.04.2024

Nesta chegada a São Bento, Luís Montenegro conduzirá o Governo numa estrada larga e de boa visibilidade. O desafio está em aproveitar esta vantagem inicial, tornando-a duradoura, evitando que a estrada se transforme numa rua sem saída.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio