Notícia
Peugeot 2008 mantém trono. Portugueses preferem Model 3 ao Model Y da Tesla
O Peugeot 2008 mantém-se como o carro mais popular em Portugal no primeiro trimestre deste ano, mas vê a vantagem sobre a concorrência encurtada. As preferências dos portugueses mudaram bastante face há um ano. Veja quais os modelos de ligeiros de passageiros favoritos.
1.º Peugeot 2008
2 412 unidades
2.º Dacia Sandero
2 134 unidades
3.º Renault Clio
2 087 unidades
4.º Tesla Model 3
2 047 unidades
1 833 unidades
6.º Peugeot 208
1 743 unidades
7.º Nissan Juke
1 570 unidades
7.º Peugeot 308
1 570 unidades
9.º Citroën C3
1 443 unidades
10.º Dacia Jogger
1 241 unidades
11.º Nissan Qashqai
1 198 unidades
12.º Opel Corsa
1 012 unidades
13.º Mercedes-Benz Classe A
1 006 unidades
14.º Dacia Duster
979 unidades
15.º Kia Stonic
950 unidades
16.º Fiat 500
937 unidades
17.º Toyota Yaris Crosss
897 unidades
18.º Citroën C3 Aircross
897 unidades
19.º Tesla Model Y
824 unidades
20.º Seat Ibiza
781 unidades
21.º Fiat Panda
735 unidades
22.º BMW Série 1
670 unidades
23.º Ford Focus
563 unidades
24.º Citroën C4
554 unidades
25.º Volvo XC40
532 unidades
26.º Volkswagen T-Roc
531 unidades
27.º Hyundai i20
524 unidades
28.º Toyota Yaris
514 unidades
29.º Mitsubishi Colt
507 unidades
30.º Jeep Avenger
488 unidades
31.º Mercedes-Benz Classe C
482 unidades
32.º Mitsubishi Space Star
471 unidades
33.º Seat Arona
464 unidades
34.º Ford Puma
461 unidades
35.º Opel Mokka
458 unidades
36.º Seat Leon
443 unidades
37.º Opel Astra
427 unidades
38.º Mercedes-Benz Class E
407 unidades
39.º BMW Série i4
400 unidades
40.º Hyundai Kauai
379 unidades
41.º BMW Série 2
361 unidades
42.º Citroën Berlingo
358 unidades
43.º BMW Série 3
354 unidades
44.º Skoda Octavia
352 unidades
44.º BMW X1
352 unidades
46.º Toyota C-HR
348 unidades
47.º Volkswagen Taigo
332 unidades
48.º Toyota Corolla
325 unidades
49.º Volvo EX30
320 unidades
50.º Kia Sportage
318 unidades
A lista dos 50 modelos de ligeiros de passageiros novos preferidos dos portugueses mudou de forma significativa no primeiro trimestre deste ano face aos primeiros três meses de 2023. Ainda assim, o Peugeot 2008 mantém-se como líder nas novas matrículas, embora veja a concorrência cada vez maior nos retrovisores.
O 2008 da "marca do leão" somou 2.412 veículos entregues até final de março, uma subida de 18,3% em termos homólogos. Seguem-se o Dacia Sandero, com 2.134 unidades, o que representa um crescimento de 73,2%, e o Renault Clio, com 2.087 carros, quase o dobro face aos 1.075 de um ano antes. O modelo da marca romena do Grupo Renault sobe quatro posições em relação ao primeiro trimestre de 2023, enquanto o Clio ganha cinco lugares.
Uma das grandes surpresas é a quarta posição do Model 3 da Tesla. Depois de no ano passado ter perdido o estatuto de "best-seller" da marca liderada por Elon Musk para o "irmão" Model Y, o Model 3 acelerou para as 2.047 unidades, um salto de 292,9% e uma escalada de 24 "degraus" na lista.
O Renault Captur subiu da sétima para a quinta posição graças a um aumento nas vendas de 54,2%, para 1.803 veículos, ao passo que o Peugeot 208 caiu da vice-liderança para o sexto posto. O segundo modelo mais popular da Peugeot viu as matrículas deslizarem 0,5%, para 1.743 viaturas.
A sétima posição é repartida pelo Nissan Juke e o Peugeot 308. O citadino da marca nipónica mais do que quadruplicou (344,8%) as vendas, atingindo as 1.570 unidades. Já o modelo da fabricante francesa sobe 10 lugares à boleia de um crescimento de 83,2%.
O "Top 10" é fechado pelo Citroën C3, com 1.443 veículos, e pelo Dacia Jogger, com 1.241. O "campeão de vendas" da Citroën ganhou três posições graças a um aumento de 56,8%. Já o Jogger, com um crescimento de 76,8%, avançou 12 lugares e superou o Duster como segundo modelo mais popular da Dacia.
O Tesla Model Y, que há um ano ocupava um surpreendente terceiro lugar, caiu 16 posições. O SUV elétrico viu as entregas em Portugal recuarem mais de 45%.
Outra das quedas mais pronunciadas pertenceu ao T-Roc. O SUV da Volkswagen "made in Palmela" ocupava o décimo lugar no final de março do ano passado, com 1.022 unidades. Agora, registou apenas 532 veículos matriculados. Ainda assim, manteve-se como o modelo mais popular da marca de Wolfsburgo no mercado português.
Face a março de 2023, há 14 modelos a entrarem no "Top 50", sendo o Fiat Panda a entrada mais alta, na 21.ª posição.
Em contrapartida, o Peugeot 3008, que há um ano era 14.º, deixa de figurar na lista. Outras saídas incluem o Fiat Tipo, Renault Mègane, Cupra Formentor, Audi A3 e Dacia Spring.
O 2008 da "marca do leão" somou 2.412 veículos entregues até final de março, uma subida de 18,3% em termos homólogos. Seguem-se o Dacia Sandero, com 2.134 unidades, o que representa um crescimento de 73,2%, e o Renault Clio, com 2.087 carros, quase o dobro face aos 1.075 de um ano antes. O modelo da marca romena do Grupo Renault sobe quatro posições em relação ao primeiro trimestre de 2023, enquanto o Clio ganha cinco lugares.
O Renault Captur subiu da sétima para a quinta posição graças a um aumento nas vendas de 54,2%, para 1.803 veículos, ao passo que o Peugeot 208 caiu da vice-liderança para o sexto posto. O segundo modelo mais popular da Peugeot viu as matrículas deslizarem 0,5%, para 1.743 viaturas.
A sétima posição é repartida pelo Nissan Juke e o Peugeot 308. O citadino da marca nipónica mais do que quadruplicou (344,8%) as vendas, atingindo as 1.570 unidades. Já o modelo da fabricante francesa sobe 10 lugares à boleia de um crescimento de 83,2%.
O "Top 10" é fechado pelo Citroën C3, com 1.443 veículos, e pelo Dacia Jogger, com 1.241. O "campeão de vendas" da Citroën ganhou três posições graças a um aumento de 56,8%. Já o Jogger, com um crescimento de 76,8%, avançou 12 lugares e superou o Duster como segundo modelo mais popular da Dacia.
O Tesla Model Y, que há um ano ocupava um surpreendente terceiro lugar, caiu 16 posições. O SUV elétrico viu as entregas em Portugal recuarem mais de 45%.
Outra das quedas mais pronunciadas pertenceu ao T-Roc. O SUV da Volkswagen "made in Palmela" ocupava o décimo lugar no final de março do ano passado, com 1.022 unidades. Agora, registou apenas 532 veículos matriculados. Ainda assim, manteve-se como o modelo mais popular da marca de Wolfsburgo no mercado português.
Face a março de 2023, há 14 modelos a entrarem no "Top 50", sendo o Fiat Panda a entrada mais alta, na 21.ª posição.
Em contrapartida, o Peugeot 3008, que há um ano era 14.º, deixa de figurar na lista. Outras saídas incluem o Fiat Tipo, Renault Mègane, Cupra Formentor, Audi A3 e Dacia Spring.