Notícia
Suécia e Letónia investigam danos num cabo de dados no Mar Báltico
Incidente terá ocorrido às primeiras horas deste domingo e está sob investigação criminal. Presidente da Comissão Europeia já se solidarizou com os dois países, afirmando que a segurança das infraestruturas críticas é “prioridade máxima” de Bruxelas.
A Suécia e a Letónia lançaram uma investigação criminal depois de um cabo de dados no Mar Báltico ter sido danificado às primeiras horas deste domingo. É o terceiro incidente do género nos últimos três meses, refere a Bloomberg.
Os danos na ligação entre Ventspils, na Letónia, e a ilha sueca de Gotland não afetaram os clientes, tendo sido implementadas rotas alternativas de transmissão – indicou o Centro Estatal de Rádio e Televisão da Letónia, um fornecedor de transmissão de dados, num comunicado.
O primeiro-ministro Evika Silina convocou uma reunião de ministros para discutir o incidente, tendo sido iniciado um processo penal e as autoridades estão em contacto com os parceiros internacionais, afirmou Silina numa publicação na plataforma X. A NATO também está envolvida na investigação, acrescentou.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen também reagiu a este incidente afirmando que a "total solidariedade da União Europeia", acrescentando que "a resiliência e a segurança das nossas infraestruturas críticas são uma prioridade máxima."
Full solidarity with the EU countries of the Baltic Sea after the Sweden-Latvia undersea data cable damage.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 26, 2025
The resilience and security of our critical infrastructure is a top priority.
The @EU_Commission is committed to improving detection, prevention and repair with global…
Este episódio é o último de uma série de incidentes semelhantes no Mar Báltico. Em dezembro, um petroleiro ligado à chamada "frota sombra" da Rússia terá alegadamente danificado ligações submarinas com uma âncora. Um mês antes, um navio chinês foi implicado num incidente semelhante.