Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Impossível? Seis escolas de gestão entre as melhores

03.12.2024

Portugal está a destacar-se de forma significativa no cenário educacional europeu das escolas de gestão, evidenciado pelo impressionante feito de ter seis das suas escolas de gestão listadas no prestigiado "ranking" do Financial Times. Seis.

Externalidades globais na exportação de ensino superior

04.11.2024

Os principais acontecimentos, como as eleições nos EUA, conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia, bem como a desaceleração económica chinesa, representam desafios e incertezas, tanto para a captação de novos estudantes como para a sustentabilidade de programas académicos, de formação de executivos e para as parcerias internacionais.

Há um novo “cluster” em Portugal: o do ensino superior de gestão

07.10.2024

Colocar cinco escolas entre as 100 melhores, num universo tão vasto e competitivo, é, sem dúvida, um marco no setor que teima em fazer história e constitui-se como de grande relevo para um país que, tradicionalmente, é reconhecido mundialmente por outros motivos, como a segurança, o futebol ou a sua hospitalidade.

Alumni como adeptos de clubes desportivos!?

10.09.2024

A relação com os alumni não é apenas uma questão de manter um vínculo emocional ou institucional, mas sim uma peça central numa estratégia de longo prazo, nomeadamente em formação de executivos.

Querem medalhas? As universidades têm de ajudar!

13.08.2024

A forma como o sistema educacional em Portugal trata a Educação Física e a prática desportiva é deplorável. Queremos atletas olímpicos? Onde estão as escolas e as universidades para apoiar e estimular, do ensino básico e secundário ao superior, atletas que possam vir a ser futuros campeões olímpicos?

Ainda a internacionalização das universidades!

26.02.2024

Como deve uma universidade portuguesa posicionar-se no mercado global quando pretende fazer internacionalização? Esta é uma questão que muitas instituições de ensino superior em Portugal colocam, mas para a qual nem sempre encontram respostas satisfatórias. E encontrar respostas satisfatórias é crucial na medida em que as nossas pirâmides etárias em nada ajudarão as nossas universidades em 5 a 10 anos.

Visão ou dor? O financiamento e o acesso às universidades

22.01.2024

Muito se discute, por exemplo, a fórmula de financiamento. Mas porque não se discute a fórmula de financiamento a par com a forma de recrutamento? Uma e outra estão ligadas, quer se queira ou não. E debater e “derivar” a primeira sem pensar na segunda é apenas um exercício que, leve o tempo que levar, enfraquecerá mais ainda as universidades portuguesas.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio