Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comité de Ética da FIFA suspendeu Blatter por 90 dias

O ainda presidente da FIFA foi suspenso por um período de 90 dias. A decisão tomada pelo Comité de Ética daquele organismo acontece depois de as autoridades suíças terem aberto um processo criminal contra Sepp Blatter.

Reuters
07 de Outubro de 2015 às 18:45
  • 1
  • ...

Joseph Blatter foi suspenso da presidência da FIFA por um período de 90 dias, numa decisão tomada esta quarta-feira, 7 de Outubro, pelo Comité de Ética do organismo que tutela o futebol mundial. Este órgão estava reunido na Suíça para avaliar a abertura de um processo criminal contra Sepp Blatter por parte do Ministério Público suíço no passado mês de Setembro.

 

A justificar a instauração de procedimentos criminais contra Blatter pelas autoridades helvéticas estiveram as notícias relacionadas com o alegado "pagamento ilegal" feito, em 2011, pelo dirigente desportivo suíço a Michel Platini, presidente da UEFA, no valor de aproximadamente 1,8 milhões de euros.

 

O Ministério Público helvético acusou Blatter de ter assinado um contrato "desfavorável" para a instituição a que preside e de ter feito "um pagamento desleal" ao presidente da UEFA. Já esta quarta-feira, mas ainda antes desta decisão do Comité de Ética da FIFA, Blatter lamentava que tivesse sido "condenado sem que haja provas de infracções".

 

Já o francês Platini, que é candidato às eleições de 26 de Fevreiro que decidirão o sucessor de Blatter, nega qualquer transgressão no pagamento que recebeu da FIFA, alegando ter recebido uma "compensação válida" pelo contributo dado àquele organismo durante mais de nove anos. O Comité de Ética deste organismo não tomou nenhuma posição quanto a uma eventual suspensão do presidente da UEFA.

 

Também a justificar esta investigação na Suíça bem como a acção do Comité de Ética da FIFA está o escândalo que rebentou a 27 de Maio deste ano a partir de uma investigação iniciada pelas autoridades dos Estados Unidos. Dia que começou, em Zurique, com a detenção de 14 dirigentes e ex-dirigente da FIFA, suspeitos dos crimes de extorsão, constituição de redes fraudulentas e lavagem de dinheiro.

 

Na sequência deste caso e sob pressão de várias empresas e personalidades como a do próprio Platini, que defendiam o afastamento do suíço do cargo que ocupa há 17 anos, Blatter acabaria por anunciar a demissão da presidência da FIFA a 2 de Junho, apenas quatro dias depois de ter sido reeleito. 

Ver comentários
Saber mais Joseph Blatter FIFA Comité de Ética Michel Platini Suíça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio