Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Blatter diz que afinal não se demitiu, apenas colocou o lugar à disposição

Depois de a 2 de Junho o presidente da FIFA ter anunciado que “vou convocar um congresso extraordinário para me substituir enquanto presidente", Blatter diz agora que “não me demiti, coloquei-me e ao meu gabinete nas mãos do congresso da FIFA”.

Reuters
26 de Junho de 2015 às 20:26
  • 4
  • ...

Afinal Joseph Blatter não se demitiu da presidência da FIFA. Foi o próprio a afirmá-lo a uma fonte anónima citada pelo jornal suíço Blick. Entretanto, segundo escreve a BBC, a própria FIFA já confirmou a veracidade das declarações atribuídas a Blatter que garantiu ao Blick que "eu não me demiti, coloquei-me e ao meu gabinete nas mãos do congresso da FIFA".

 

Depois de a 2 de Junho Blatter anunciado a convocação de "um congresso extraordinário para me substituir enquanto presidente", o dirigente desportivo suíço explica agora que o sentido daquela declaração não era o de uma efectivação de demissão, antes e apenas a colocação do lugar à disposição.

 

O alegado pedido de demissão de Blatter foi anunciado precisamente quatro dias depois da reeleição do suíço para aquele que é já o quinto mandato à frente do organismo que tutela o futebol mundial. Nessa altura Blatter afirmava que continuaria à frente da FIFA somente até à realização de um congresso extraordinário que teria como objectivo encontrar o sucessor do dirigente suíço. Tendo em conta os estatutos da FIFA, o próximo congresso poderá realizar-se entre Dezembro deste ano e Março de 2016.

 

Agora Joseph Blatter parece abrir novamente a porta a uma eventual recandidatura às próximas eleições, isto depois de no início deste mês ter concluído que o mandato que lhe foi atribuído "não parece ser apoiado por toda a gente". "Não sinto que tenha um mandato [em representação] de todo o mundo do futebol", disse então. 

 

A demissão de Blatter consumou-se como aparente culminar de um processo iniciado a 27 de Maio último com a detenção de 14 dirigentes e ex-dirigentes da FIFA acusados de crimes de extorsão, constituição de redes fraudulentas e lavagem de dinheiro. Num conjunto de acusações que se referiam ainda a negócios de transmissão televisiva de jogos de futebol. Apesar das garantias iniciais dadas pela FIFA, também Joseph Blatter está a sob o olhar das autoridades norte-americanas, responsáveis pelo início das investigações. Entretanto, também as autoridades helvéticas estão a investigar a FIFA, designadamente a atribuição da organização dos mundiais de futebol à Rússia e ao Qatar.  
Ver comentários
Saber mais Joseph Blatter FIFA futebol Corrupção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio