Notícia
Blatter está a ser investigado pela justiça dos Estados Unidos
Joseph Blatter está no centro de uma investigação do FBI, no âmbito do escândalo de corrupção que abala da FIFA, noticiaram vários órgãos de comunicação social norte-americanos, após o pedido de demissão apresentado pelo ainda presidente do organismo.
Citando fontes das autoridades e outras ligadas ao inquérito, o New York Times e a cadeia de televisão ABC News noticiaram que Blatter está a ser investigado pela polícia federal norte-americana e pelo Departamento de Justiça norte-americano no âmbito do escândalo de corrupção conhecido na semana passada.
O New York Times escreve mesmo que as autoridades norte-americanas esperam poder contar com a cooperação de alguns dos responsáveis da FIFA formalmente acusados na semana passada.
Blatter, que anunciou esta terça-feira a sua renúncia à presidência da organização de cúpula do futebol mundial, foi reeleito a 29 de Maio para um quinto mandato como presidente da FIFA, até 2018, ao vencer o jordano Ali bin al Hussein.
A reeleição de Blatter aconteceu, no entanto, num momento conturbado da vida da organização, depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter indiciado nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).
A investigação foi conhecida a 27 de Maio, horas depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete dirigentes da FIFA num hotel de Zurique.