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Renault fora do pódio em Portugal. Veja as marcas mais vendidas até setembro
A fabricante francesa terminou o ano passado como segunda marca preferida dos portugueses, mas nos primeiros nove meses deste ano caiu para o quarto lugar. Veja quais as marcas que mais ligeiros de passageiros novos venderam no mercado nacional entre janeiro e setembro.
1.º Peugeot
2.º Mercedes-Benz
3.º Dacia
4.º Renault
5.º BMW
6.º Toyota
7.º Volkswagen
8.º Citroën
9.º Tesla
10.º Seat
11.º Kia
12.º Nissan
13.º Volvo
14.º Hyundai
15.º Opel
16.º Fiat
17.º Ford
18.º Audi
19.º Skoda
20.º Mitsubishi
21.º BYD
22.º MG
23.º Cupra
24.º Jeep
25.º MINI
26.º Porsche
27.º DS
28.º Land Rover
29.º Honda
30.º Mazda
31.º Lexus
32.º Smart
33.º Alfa Romeo
34.º Suzuki
35.º Polestar
36.º Jaguar
37.º Aston Martin
37.º KGM
39.º Bentley
39.º Lamborghini
41.º Ferrari
42.º Maserati
43.º Xpeng
44.º Aiways
45.º Lotus
45.º Forthing
45.º Morgan
49.º Alpine
50.º Rolls-Royce
51.º Caterham
51.º Fisker
51.º Ssangyong
51.º Voyah
Nos primeiros nove meses deste ano foram matriculados 157.842 ligeiros de passageiros novos em Portugal, mais 2,9% do que em igual período de 2023, segundo os dados divulgados na passada terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A Peugeot, líder de vendas no nosso país desde 2021 - ano em que colocou um ponto final no reinado de 22 anos da Renault, mantém-se no topo das preferências dos portugueses, tendo chegado a 30 de setembro com 15.857 unidades entregues, ainda assim uma quebra homóloga de 8,1%.
Já a Mercedes-Benz, que em 2023 terminou o ano na terceira posição, sobe um degrau e é agora a segunda marca mais popular com 12.520 automóveis vendidos, que representam uma subida de 16,8%. A fechar o pódio surge a Dacia, que em 2023 tinha ficado no quarto lugar. A marca romena do Grupo Renault entregou 12.008 unidades, mais 8,3% do que um ano antes.
A "marca do losango" caiu do pódio - encerrou 2023 como segunda marca mais vendida - e ocupa a quarta posição com uma quebra de 5% para 11.414 carros.
A BMW mantém o quinto posto com que fechou o ano passado e soma 10.079 automóveis entregues, menos 2,6% em termos homólogos.
Segue-se a Toyota, com 8.557 unidades e um crescimento de 9,6%. A marca nipónica ultrapassa, desta forma, a Volkswagen, que registou um decréscimo de 9,3%, para 8.486 unidades.
A Citroën sobe um lugar face ao total de 2023 e é agora a oitava marca com maior volume de vendas: 8.186 carros e uma subida de 10,4%. Logo atrás encontra-se a Tesla - que fechou o ano passado no oitavo posto - com um aumento de 18% nas vendas para 7.227 automóveis.
A fechar o Top 10 está a Seat, que segura a classificação de 2023 apesar de uma redução de 8,5% nas vendas, para 5.932 unidades.
A ameaçar entrar para os dez primeiros encontram-se a Kia, que está a apenas 13 automóveis de igualar a Seat, e a Nissan, que soma 5.511 unidades vendidas nos primeiros nove meses do ano.
A Volvo destaca-se na 13.ª posição (quatro lugares acima do 17.º posto no conjunto de 2023) graças a um salto de 35,9%, para 5.347 veículos.
Em contrapartida, Opel e Ford apresentam fortes quebras homólogas: 21% e 26,1%, respetivamente.
Outro aspeto a destacar é o desempenho da chinesa BYD, que totaliza 1.908 unidades entregues e surge na vigésima posição.
Uma última nota para a Lamborghini, que duplicou as vendas para 26 unidades (já muito acima dos 17 bólides vendidos em todo o ano passado), bem como para a Lotus, que entregou cinco veículos contra o único automóvel vendido em todo 2023, e para a Rolls-Royce, que já vendeu três veículos, dos quais dois elétricos.