Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fertagus com concessão da travessia ferroviária na Ponte 25 de abril prolongada por seis anos e meio

Empresa concessionária do serviço ferroviário da Ponte 25 de Abril pediu a prorrogação do contrato por 11 anos, de acordo com o Governo.

Fertagus
19 de Setembro de 2024 às 16:44
  • ...

A Fertagus, que pertence ao Grupo Barraqueiro, vai ter a concessão ferroviária da Ponte 25 de Abril prolongada por seis anos e meio, anunciou, esta quinta-feira, o ministro da presidência, António Leitão Amaro, no "briefing" do Conselho de Ministros.

O contrato da Fertagus, que detém a concessão desde 1998, termina a 30 de setembro, mas vai voltar a ser prolongado, desta feita por "seis anos e seis meses", ao contrário dos 11 anos pedidos pela empresa, referiu o mesmo responsável.

A prorrogração do contrato de concessão da exploração do serviço de transporte ferroviário suburbano no eixo ferroviário norte-sul até 31 de março de 2031 - explicou Leitão Amaro - resulta do Acordo de Reposição do Equilíbrio Financeiro (REF), do anteripr Governo, que impõe que esta reposição do equilíbrio financeiro apenas poderia ser realizada por meio de prorrogação temporal da concessão.

A Fertagus, empresa concessionária do serviço ferroviário entre as estações de Roma-Areeiro (Lisboa) e Setúbal (54 quilómetros), transportou, no ano passado, cerca de 27 milhões de passageiros.

Em 25 anos de operação, o serviço ferroviário da Ponte 25 de Abril transportou 498 milhões de passageiros, o equivalente à população de toda a União Europeia e percorreu cerca de 51 milhões de quilómetros, o correspondente a 1.273 voltas ao planeta Terra, segundo dados da empresa, que estima ter retirado aproximadamente 80 milhões de automóveis da Ponte 25 de Abril.

(Notícia atualizada às 19h30 com data exata do termo do novo contrato)

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas transportes ferrovia Fertagus
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio