Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seat tem 23 mil veículos com "dispositivos manipuladores" de emissões em Portugal

O balanço do número de veículos afectados por este escândalo de emissões do grupo Volkswagen em Portugal sobe, deste modo, para os 117 mil carros. Marcas garantem que clientes serão directamente contactados assim que seja encontrada a solução.

01 de Outubro de 2015 às 13:08
  • 2
  • ...

Há 23 mil veículos da Seat a circular em Portugal com dispositivos "manipuladores" de emissões instalados. O número foi avançado pela empresa ao Diário Económico esta quinta-feira, 1 de Outubro.

Contactada pelo Negócios, fonte oficial da Seat Portugal esclareceu que não há ainda informação sobre os modelos em causa. A marca aguarda assim indicações do grupo Volkswagen para avançar com medidas concretas. "Estamos a seguir o procedimento do grupo", reforça a mesma fonte.


O balanço do número de veículos afectados por este escândalo de emissões do grupo Volkswagen em Portugal sobe, deste modo, para os 117 mil carros.


Já na terça-feira, 29 de Setembro, a SIVA (que representa a Volkswagen, Audi e Skoda em Portugal) informou da existência de 94.400 veículos em causa.


Do total, eram 53.761 veículos da marca Volkswagen (incluindo comerciais), 31.839 da Audi e 8.800 veículos da Skoda. A importadora recordou que não estava em causa a segurança dos automóveis, tratando apenas de uma questão de emissões.


Nesse mesmo dia, a Seat Portugal anunciou a suspensão das vendas de veículos com motores EA 189, deixando assim bloqueados nos "stands" nacionais 50 carros que apresentam estas características até que o grupo alemão avance com uma solução.


A Volkswagen tem até 7 de Outubro para apresentar ao regulador alemão, o KBA, um plano que integre o cumprimento das normas de emissões poluentes. Caso contrário, a fabricante arrisca-se a perder a homologação dos modelos afectados, o que representaria uma proibição não só das vendas como da circulação dos mesmos nas estradas.


O Governo português está atento à questão, tendo já o ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciado a criação de um grupo de trabalho para acompanhar o impacto do escândalo em Portugal. O cumprimento das obrigações fiscais por parte da Volkswagen é uma das preocupações.

Ver comentários
Saber mais Seat Portugal Volkswagen Audi Skoda António Pires de Lima automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio