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Escândalo Volkswagen atinge 94.400 veículos em Portugal
Em território nacional contam-se 53.761 carros da Volkswagen, 31.839 Audi e 8.800 Skoda afectados. A informação foi divulgada pela SIVA, importadora das marcas, esta terça-feira, 29 de Setembro. Solução chega em Outubro.
O escândalo de manipulação de emissões da Volkswagen vai atingir 94.400 veículos das marcas representadas pela SIVA em Portugal. A informação foi divulgada pela importadora esta terça-feira, 29 de Setembro.
Em território nacional contam-se 53.761 veículos da Volkswagen (incluindo veículos comerciais/utilitários), 31.839 Audi e 8.800 Skoda afectados. A importadora recorda que estão apenas abrangidos motores que cumprem a normativa Euro 5, em vigor até Setembro de 2014.
"O plano de acções prevê que a Volkswagen e as restantes marcas do grupo afectadas, apresentarão em Outubro, às autoridades competentes, a solução técnica assim como as medidas a aplicar. Esta solução será também aplicada em todos os veículos ainda não matriculados, os quais já serão entregues aos clientes de acordo com as normas ambientais em vigor", informou a importadora em comunicado.
Nesse sentido, cada uma das marcas envolvidas na polémica vai activar oportunamente uma página na internet com informações sobre os veículos abrangidos, para que os clientes possam obter novos desenvolvimentos desta situação.
"Assim que soubermos que modelos/motorizações estão abrangidos, entraremos imediatamente em contacto com os clientes em causa", informou a SIVA num guia de perguntas e respostas que publicou esta terça-feira no seu site, orientado para os clientes.
Nessa mesma comunicação, a importadora recordou que todos os veículos afectados são a gasóleo. "No entanto, se o seu veículo está equipado com um motor Euro 6, não é afectado pelo actual problema de emissões", acrescentou. Por três vezes realçou que "todos os veículos em causa são tecnicamente seguros e estão em perfeitas condições de circular". Na prática, esta é uma questão ligada aos poluentes emitidos.
A SIVA terminou referindo que não dispõe de informação quanto à solução encontrada: se chamará os
carros afectados às oficinas para as respectivas reparações ou se compensará os condutores destes veículos de outras formas, fazendo assim uma alusão ao cenário de indemnizações.
Também esta terça-feira, a Seat decidiu "suspender a venda" em Portugal dos modelos afectados por esta polémica, com motores EA189, até ter mais respostas da fabricante alemã. Tal como aconteceu em Espanha, o bloqueio integra os veículos a gasóleo que cumprem a normativa Euro 5. Os cálculos da Seat apontam para 50 carros actualmente nos concessionários com estas características.
O futuro e as medidas a tomar estão a ser discutidos em Wolfsburg, sede do grupo automóvel. Como avançou a Reuters, o novo CEO Matthias Müller e a sua equipa estão a preparar um plano "abrangente" para resolver o problema. O mesmo passará por chamar às oficinas os 11 milhões de carros afectados pelo escândalo.
A Reuters diz mesmo, citando Müller numa reunião a portas fechadas, que os clientes deverão começar a ser contactados "nos próximos dias". Os custos da reparação, tal como acontece com a Seat, serão cobertos pela construtora automóvel.
O grupo Volkswagen tem até 7 de Outubro para apresentar ao regulador alemão, o KBA, um plano que integre o cumprimento das normas de emissões poluentes. Caso contrário, a fabricante arrisca-se a perder a homologação dos modelos afectados, o que representaria uma proibição não só das vendas como da circulação dos mesmos nas estradas.
(Notícia actualizada às 18h58)