Notícia
Há 1,1 milhões de veículos VW afectados no Reino Unido
A fabricante alemã revelou esta quarta-feira que cerca de 1,1 milhões de veículos no Reino Unido estão afectados pelo escândalo de manipulação de emissões.
A Volkswagen divulgou esta quarta-feira, 30 de Setembro, que no Reino Unido existem 1,1 milhões de veículos equipados com os dispositivos fraudulentos que activam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
A fabricante alemã irá, nos próximos dias, "contactar os clientes afectados" para lhes dar conhecimento dos passos a seguir para que os seus veículos sejam corrigidos no "curto prazo". "Entretanto, todos os veículos são, tecnicamente, seguros", garante a Volkswagen, de acordo com o jornal britânico The Guardian.
Do total de carros afectados no Reino Unido, 508.276 são veículos VW de passageiros e 79.838 comerciais, 393.450 são Audi, 76.773 Seat e 131.569 Skoda.
Esta terça-feira também foi conhecido quantos carros são afectados em Portugal. Este escândalo afecta 94.400 veículos no país, ou seja, 13% dos carros da VW em Portugal. Em território nacional contam-se 53.761 veículos da Volkswagen (incluindo veículos comerciais/utilitários), 31.839 Audi e 8.800 Skoda afectados. A importadora das marcas em Portugal, a Siva, recorda que estão apenas abrangidos motores que cumprem a normativa Euro 5, em vigor até Setembro de 2014.
No total, em todo o mundo, a Volkswagen vai chamar às oficinas 11 milhões de veículos com motores diesel afectados pelo escândalo da manipulação de emissões. A fabricante deverá apresentar até 7 de Outubro ao regulador do mercado alemão um plano "abrangente" que integre o cumprimento das normas de emissões poluentes. Caso contrário, a empresa arrisca-se a perder a homologação dos modelos afectados, o que representaria uma proibição não só nas vendas como da circulação dos veículos nas estradas.