Notícia
Volkswagen bloqueia 200 veículos nos stands portugueses
A decisão da Volkswagen em suspender as vendas de veículos a gasóleo novos na União Europeia, potencialmente afectados pelo escândalo de manipulação de gases poluentes, terá efeitos em Portugal.
Há duas centenas de carros que ficaram bloqueados nos concessionários nacionais, apurou o Negócios esta quarta-feira, 21 de Outubro.
"A SIVA já suspendeu as matrículas dos veículos novos, das marcas do Grupo Volkswagen que representa, a 30 de Setembro, assim que teve conhecimento das unidades abrangidas (tendo informado desse facto as entidades competentes), o que se traduziu na suspensão da venda de mais de 200 veículos novos", informou a importadora das marcas Volkswagen, Audi e Skoda.
O número junta-se aos 50 veículos que a Seat – a outra marca envolvida no escândalo - já tinha anunciado retirar dos seus concessionários portugueses no final de Setembro.
Segundo avançou a Reuters, a medida levada a cabo em território comunitário engloba um "número limitado" de carros com motores diesel ao abrigo da directiva Euro 5. Os mesmos serão retirados dos concessionários e corrigidos para, posteriormente, serem colocados de novo à venda.
Na semana passada, a Volkswagen anunciou que iria chamar às oficinas 8,5 milhões de veículos na União Europeia, depois do regulador alemão ter chumbado a proposta do grupo para que fossem os condutores a levar os carros afectados à reparação de uma forma voluntária. Em Portugal, existem 117 mil carros a circular com estas características.
Também em relação a Portugal, o grupo automóvel já garantiu ao Governo que se mantém o investimento de quase 700 milhões de euros previsto para a Volkswagen Autoeuropa. As dúvidas quanto ao futuro da fábrica de Palmela surgiram quando o CEO Matthias Müller admitiu adiar ou cancelar projectos não essenciais para fazer face aos custos do escândalo. Por ano, está prevista uma redução no investimento na ordem dos mil milhões de euros.
(Notícia actualizada às 18h05)