Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Escândalo VW: proprietários portugueses começam a ser contactados esta semana

É a primeira comunicação directa entre o grupo automóvel e os proprietários afectados pelo 'dieselgate'. Por sua vez, o grupo de trabalho nacional criado para acompanhar o caso apresenta as suas conclusões na próxima semana.

Bloomberg
02 de Novembro de 2015 às 15:08
  • ...

Os concessionários do grupo Volkswagen (VW) vão começar a contactar esta semana os proprietários dos veículos afectados pelo escândalo de manipulações de gases poluentes. O mesmo afecta 117 mil carros em Portugal e 11 milhões em todo o mundo.

"Em Portugal, os nossos concessionários vão, esta semana, enviar uma carta aos clientes cujos veículos estão afetados, explicando-lhes o que foi feito até agora pelo grupo VW junto das autoridades alemãs e esclarecendo-os sobre o facto de o grupo VW estar a trabalhar nas medidas técnicas necessárias, que comunicará oportunamente", garantiu fonte oficial da SIVA ao Negócios.

A empresa que representa as marcas Volkswagen, Audi e Skoda recordou também que o grupo automóvel ainda não comunicou as soluções técnicas a aplicar.

O jornal espanhol Cinco Días avança que a fabricante automóvel começará esta segunda-feira, 2 de Novembro, a enviar correio electrónico aos clientes espanhóis, informando-os que o seu carro está afectado pelo escândalo.

A notícia concretiza que a mensagem deverá começar a chegar nas próximas horas, sendo a primeira comunicação directa do grupo com os respectivos proprietários dos casos a gasóleo afectados.

De acordo com a publicação, a missiva confirma que o veículo está afectado mas reitera que o mesmo é seguro para continuar a circular, tal como o grupo tem destacado até agora. "Estamos à procura de uma solução técnica e informá-lo-emos dos passos seguintes tão rapidamente quanto seja possível", cita.

O grupo Volkswagen já informou que a chamada de 8,5 milhões de carros às oficinas europeias deverá arrancar em Janeiro de 2016, na sequência da decisão do regulador alemão, o KBA.

Também para esta segunda-feira, 2 de Novembro, era esperado o relatório do grupo de trabalho criado pelo Governo português para acompanhar o impacto deste caso no país.

Fonte do Ministério da Economia esclareceu ao Negócios que o prazo de 30 dias definido em despacho tem em conta apenas dias úteis, o que aponta para a entrega do mesmo na próxima semana.


O referido grupo de trabalho volta a reunir-se esta quinta-feira, 5 de Novembro, tal como previsto. No encontro deverão começar a ser traçadas as linhas orientadoras para o documento com as devidas conclusões. 

Ver comentários
Saber mais Volkswagen Cinco Días Audi Skoda Governo Ministério da Economia economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresas automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio