Notícia
Vendas nacionais da Volkswagen caem 3,2% em Outubro após escândalo
No primeiro mês completo após a fabricante ter admitido manipular emissões poluentes, a marca alemã regista uma variação negativa nas vendas lusas. Mas continua entre as três preferidas no acumulado do ano.
As vendas da marca automóvel Volkswagen caíram 3,2% em Outubro quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
Outubro foi o primeiro mês de balanço completo após a marca ter admitido manipular os níveis de emissões poluentes em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. Em Portugal são 117 mil carros afectados.
Os dados da ACAP mostram que a marca vendeu 1.290 carros em Outubro. No mesmo mês de 2014 tinham sido 1.332 os veículos comercializados pela VW. Este ano, só vendeu menos em Janeiro (1.215), Agosto (961) e Setembro (1.287).
Deste modo, e pelo terceiro mês consecutivo, a Volkswagen cede o seu terceiro lugar no pódio à Mercedes-Benz. Mas mantém-no no acumulado do ano: entre Janeiro e Outubro, a marca alemã colocou no mercado 16.137 carros, o que lhe garante um crescimento de quase 23%.
A Volkswagen é uma das excepções num mês onde as vendas automóveis cresceram 16% em Portugal, embora a um ritmo mais lento do que no acumulado do ano. Em Outubro foram vendidos 16.922 carros novos no país.