Notícia
Aplicação chinesa de IA lidera downloads nos EUA e bate ChatGPT
O modelo é uma criação da DeepSeek, empresa chinesa de modelação de inteligência artificial apoiada pela empresa de investimentos quantitativos Huanfang Quant.
A aplicação chinesa de modelos de inteligência artificial generativa (IA) DeepSeek R-1 liderou a tabela de descargas na App Store da Apple, tanto na China como nos Estados Unidos, nas últimas horas, batendo o popular ChatGPT.
O modelo DeepSeek-R1, lançado a 20 de janeiro, é, de acordo com o criador, comparável ao modelo o1 da OpenAI, o criador do ChatGPT, na resolução de problemas matemáticos, programação e inferência de linguagem natural.
O modelo é uma criação da DeepSeek, empresa chinesa de modelação de inteligência artificial apoiada pela empresa de investimentos quantitativos Huanfang Quant.
A ferramenta de código aberto teve recentemente um impacto significativo na comunidade internacional de programadores e no setor tecnológico devido à sua eficiência e baixo custo.
Segundo a empresa, o modelo foi treinado ao longo de 55 dias, com um orçamento de 5,57 milhões de dólares (5,33 milhões de euros), utilizando um conjunto de 2.048 unidades de processadores gráficos H800 do fabricante norte-americano de semicondutores Nvidia, uma versão de baixa capacidade concebida para o mercado chinês, face às restrições impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações de alta tecnologia para a China.
Este custo representa menos de um décimo da despesa de formação do modelo 4o da OpenAI, segundo a imprensa chinesa.
De acordo com a DeepSeek, o R1 utilizou técnicas avançadas de aprendizagem automática na fase de pós-treino, o que melhorou significativamente a sua capacidade de realizar tarefas complexas com poucos dados previamente classificados.
A empresa tornou públicos os detalhes técnicos do processo de formação, permitindo que outros utilizadores os utilizem como base para o desenvolvimento de outras ferramentas.
As comparações de preços são baseadas no cálculo de fichas ("tokens"), no qual 1.000 fichas equivalem a aproximadamente 750 palavras em inglês. O DeepSeek oferece serviços de interface de programação de aplicações (API) a um custo de 1 yuan (EUR 0,13) por milhão de fichas introduzidas e 16 yuan (2,1 euros) por milhão de fichas produzidas.
Em comparação, o modelo o1 da OpenAI tem um preço de 15 dólares (cerca de 14,4 euros) por milhão de fichas introduzidas e 60 dólares (cerca de 57 euros) por milhão de fichas produzidas.
O lançamento do DeepSeek-R1 ocorreu na mesma semana em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o projeto 'Stargate', que visa investir até 500 mil milhões de dólares (478 mil milhões de euros), nos próximos quatro anos, para construir 20 novos centros de dados para apoiar projetos de IA.
"A abordagem tecnológica da DeepSeek desafia o domínio dos EUA na IA, demonstrando que as suas restrições à venda de semicondutores à China têm sido ineficazes", disse Li Baiyang, professor de estudos de inteligência artificial na Universidade de Nanjing, citado pelo jornal oficial chinês Global Times.
O especialista Tian Feng disse ao mesmo órgão de comunicação que os resultados do DeepSeek, com custos de formação mais baixos, juntamente com a sua abordagem de código aberto, "redefinirão as regras de desenvolvimento da IA".
Mais de 200 grandes modelos linguísticos foram lançados no mercado chinês, alguns desenvolvidos pelos gigantes tecnológicos do país, como o "Doubao" da ByteDance (propietária da plataforma de vídeos TikTok), o "Jiutian" da operadora de telecomunicações China Mobile, o "Wenxin Yiyan" da Baidu (detentora do mais popular motor de busca chinês), o "Tongyi Qianwen" do gigante do comércio eletrónico Alibaba, o "Pangu" da Huawei Cloud e o "Lanxin" da Vivo.