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Escândalo Volkswagen poderá chegar a nova linha de motores

Caso se confirmem as suspeitas, a polémica pode ultrapassar os 11 milhões de carros a gasóleo já dados como afectados. Depois dos motores EA189, podem estar em causa versões antigas dos EA288.

Bloomberg
22 de Outubro de 2015 às 12:59
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A Volkswagen está a averiguar se existe mais uma linha de motores envolvida no escândalo de manipulação de emissões poluentes.

Segundo a imprensa internacional, a fabricante automóvel está a investigar se os carros a gasóleo com versões mais antigas dos motores EA288 poderão ter sido alvo da instalação dos dispositivos manipuladores.

A confirmar-se o cenário, a escala do problema ultrapassará os 11 milhões de carros afectados em todo o mundo.

Para lidar com a maior polémica em 78 anos de Volkswagen, o grupo separou 6,5 mil milhões de euros para cobrir os custos. Mas o CEO Matthias Müller já veio admitir que o valor não será suficiente, uma vez que tem em conta apenas os custos das reparações dos veículos. Depois, há os custos associados a indemnizações e a processos judiciais movidos contra a empresa.

Dos 8,5 milhões de carros que serão chamados às oficinas europeias a partir de Janeiro de 2016, existem três milhões com motor 1.6 litros que precisarão de alterações profundas na estrutura do automóvel.

Para fazer face aos custos do escândalo, a Volkswagen irá adiar ou cancelar projectos considerados não essenciais para fazer face aos custos de toda esta polémica. Por ano, a poupança estimada é de mil milhões de euros.

O grupo alemão garantiu ao Governo português que o investimento de quase 700 milhões de euros previsto para a Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, se mantém. O mesmo irá dotar a fábrica de tecnologia para a produção de dois novos modelos no final de 2017.

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