Notícia
Polícia alemã faz buscas na sede da Volkswagen
As autoridades policiais estiveram também presentes na casa de alguns funcionários do grupo. Documentos e dispositivos de armazenamento de dados foram apreendidos.
A polícia alemã realizou na manhã desta quinta-feira, 8 de Outubro, buscas na sede da Volkswagen. As autoridades recolheram documentos e dispositivos de armazenamentos de dados.
O objectivo é determinar os nomes envolvidos no escândalo de manipulação de emissões poluentes que está a fazer tremer o grupo automóvel sedeado em Wolfsburgo. O esquema afecta 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. Só na Alemanha são quase 3 milhões.
A operação contou com a colaboração do estado da Baixa Saxónia, que é um dos accionistas da empresa. Para além da sede, foram também visitadas pela policia alemã as casas de alguns funcionários do grupo, embora não tenha sido revelada a identidade dos mesmos, escreve a Bloomberg.
As autoridades vão agora necessitar de algumas semanas para analisar o material recolhido.
Entretanto, a própria Volkswagen já confirmou ter entregado um conjunto "amplo" de documentos ao Ministério Público. Apoiar as investigações e determinar as circunstâncias deste caso é um dos compromissos do grupo alemão.
Também esta quinta-feira, 8 de Outubro, foi tornado público que a Volkswagen nos Estados Unidos da América tinha conhecimento do caso pelo menos desde a Primavera de 2014.
A informação foi retirada das notas do discurso que o CEO da Volkswagen naquele país, Michael Horn, vai realizar perante uma comissão de inquérito do Congresso dos Estados Unidos.
Esta quarta-feira, 7 de Outubro, o grupo Volkswagen apresentou ao regulador alemão um plano com as soluções previstas para os veículos afectados. A intenção da companhia é avançar com as reparações já em Janeiro do próximo ano, ficando tal data a depender da aprovação do KBA quanto às medidas apresentadas.