Notícia
Espanha já recebeu garantia de que não existirá desinvestimento da Volkswagen
O ministro da Indústria espanhol José Manuel Soria já esclareceu as suspeitas que pairavam sobre o investimento de quatro mil milhões de euros previsto para o país. Em Portugal, não há ainda indicações precisas quanto à Autoeuropa.
Mantém-se o programa de investimento de quatro mil milhões de euros que a Volkswagen tinha previsto para Espanha. A garantia foi dada pelo novo CEO do grupo automóvel, Matthias Müller, ao ministro da Indústria espanhol José Manuel Soria durante uma reunião em Wolfsburgo.
"Embora estas decisões ainda tenham de passar por algumas comissões internas, temos a garantia que irão manter-se estes programas", informou o governante citado pela imprensa espanhola. Estão previstos investimentos nas fábricas da Seat em Martorell e na unidade de Navarra.
As suspeitas quanto ao desinvestimento no país deram-se depois da Volkswagen ter anunciado que iria cancelar ou adiar projectos considerados "não essenciais", como resposta ao esquema de manipulação de emissões em carros a gasóleo em que o grupo se viu envolvido. Em todo o mundo, existem 11 milhões de carros afectados pelo escândalo.
Em Portugal, as certezas quanto ao investimento de quase 700 milhões de euros previstos para a Volkswagen Autoeuropa não são tão fortes. Ao longo das últimas semanas, o Governo tem reforçado que não recebeu "qualquer indicação" por parte do grupo alemão quanto a um eventual desinvestimento na fábrica de Palmela.
"Não temos nenhuma razão para duvidarmos ou estarmos ansiosos em relação a este investimento, tem sido sempre considerado pela Volkswagen como essencial ao desenvolvimento da sua actividade comercial", defendeu o ministro da Economia, António Pires de Lima, citado pela Lusa esta quinta-feira, 8 de Outubro.