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Volkswagen vai recolher 8,5 milhões de carros na Europa
A decisão do regulador alemão, a KBA, funciona como um pilar para as medidas a tomar nos restantes países europeus. Chamar os carros às oficinas é o passo que se segue neste escândalo.
A Volkswagen anunciou que irá chamar às oficinas 8,5 milhões de carros a gasóleo na União Europeia. A decisão surge depois de o regulador alemão, a ABA, ter rejeitado a proposta do grupo automóvel para que fossem os donos dos carros afectados a levar, voluntariamente, os seus veículos à reparação.
A Volkswagen anunciou que irá chamar às oficinas 8,5 milhões de carros a gasóleo na União Europeia. A decisão surge depois do regulador alemão, a KBA, ter rejeitado a proposta do grupo automóvel para que fossem os donos dos carros afectados a levar, voluntariamente, os seus veículos à reparação.
"O grupo Volkswagen vai chamar às oficinas um total de aproximadamente 8,5 milhões de veículos na Europa (28 mercados da União Europeia), incluindo cerca de 2,4 milhões de veículos na Alemanha, de acordo com a KBA. Fora da União Europeia a 28, cada país irá esclarecer em pormenor quais as classes dos motores EA189 que estão de facto afectados", pode ler-se num comunicado publicado no "site" da empresa.
A fabricante alemã saúda ainda decisão da Autoridade Federal de Transportes Motorizados da Alemanha (KBA) para "implementar o calendário e plano de medidas apresentado na semana passada", a 7 de Outubro. Foi essa a data limite definida pelo regulador.
A Volkswagen renova o compromisso de que irá contactar os proprietários afectados pelo escândalo de manipulação de emissões e recorda que estes poderão verificar se o seu veículo integra a lista ao consultarem os "sites" criados para o efeito pelas marcas envolvidas – Volkswagen, Skoda, Audi e Seat. Para tal basta introduzir o número de chassis na plataforma. O mesmo encontra-se no livro de manutenção ou no pára-brisas do automóvel. Em Portugal existem 117 mil carros nesta situação.
Outra das garantias do grupo é que "as acções de correcção nos veículos começarão em Janeiro, sem nenhum custo para os nossos clientes". Dependendo dos motores – de 1.6 ou 2.0 litros – serão necessárias alterações no "software" instalado ou mesmo a substituição do motor. No mesmo comunicado, a Volkswagen refere que manterá as autoridades dos diversos países informadas sobre o evoluir da situação "ao longo das próximas semanas e meses".
A aplicação da decisão alemã ao restante território europeu já era esperada, uma vez que a KBA tem atribuições a nível comunitário neste domínio. Caberá agora aos restantes reguladores automóveis europeus – como o IMT em Portugal – o acompanhamento da adopção destas medidas.
(Notícia actualizada às 16:15)