Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen corta em mil milhões de euros os investimentos anuais

O conselho de administração da Volkswagen já apresentou um plano estratégico, onde quantifica em mil milhões de euros os cortes nos investimentos anuais face aos valores projectados.

Bloomberg
13 de Outubro de 2015 às 10:22
  • 1
  • ...

"O conselho de administração da Volkswagen tomou decisões estratégicas", pode ler-se num comunicado publicado esta terça-feira, 13 de Outubro, entre as quais a quantificação dos cortes nos investimentos, tendo a empresa já anunciado que ia anular todos os investimentos considerados não estratégicos.

 

Assim, a Volkswagen vai "reduzir os investimentos em mil milhões de euros por ano comparado com o planeado", num programa que dará prioridade a projectos com potencial no futuro. A empresa não especifica quais os investimentos que serão afectados por esta decisão. Em Portugal, na Autoeuropa, há um investimento previsto de quase 700 milhões de euros. Já está em curso, mas com contornos incertos.

A fabricante de automóveis já tinha anunciado que ia rever todos os investimentos que estavam previstos, com o presidente executivo, Matthias Müller, a revelar que os investimentos que não sejam "absolutamente vitais serão cancelados ou atrasados".

O anúncio surgiu na sequência do escândalo de manipulação de emissões poluentes em veículos a gasóleo.

 

Mas as decisões estratégicas não se restringem ao corte de investimento. A empresa vai avançar com um programa de eficiência que dê margem para uma "reorientação da estratégia Diesel", tendo ficado decidido que os veículos Diesel do grupo vendidos na Europa e na América do Norte sofrerão alterações tecnológicas "o mais breve possível". "Os veículos Diesel só serão equipados com sistemas de emissão exaustivos que usem a melhor tecnologia ambiental", pode ler-se no comunicado.

 

Os custos fixos também serão alvo de cortes, as decisões de produção também serão repensadas e a empresa vai acelerar o programa de eficiência.

 

Herbert Diess, presidente executivo da unidade de carros de passageiros da Volkswagen, salienta, em comunicado, que "juntamente com os colegas do conselho de administração e toda a equipa", a Volkswagen "está a trabalhar a todo vapor nestas questões", realçando que a "equipa da Volkswagen já provou que se mantém unida e completamente focada em moldar o futuro, especialmente quando os tempos são duros. Temos agora novas base para isso", sublinhou.


(Notícia actualizada às 11h03 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Volkswagen automóvel Autoeuropa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio