Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo de trabalho português sobre caso Volkswagen tem de apresentar conclusões até Novembro

A próxima reunião está agendada já para esta quinta-feira, 15 de Outubro. Portugal ainda não recebeu garantias quanto à manutenção do investimento na Autoeuropa.

António Pires de Lima é o 39.º Mais Poderoso 2015
Entrou na lista dos Mais Poderosos em 2013 porque tinha assumido a pasta do Ministério da Economia. Desde então, tem descido. Entrou como 26.º. Este ano é o 39.º. Está a chegar ao fim do mandato. E, apesar das privatizações que conseguiu realizar, que, na maior parte, se associam mais ao seu secretário de Estado, Sérgio Monteiro, pouco visível tem sido o seu trabalho na tutela. E perdeu algumas batalhas como o IVA da restauração. E viu a reforma IRC ser renegada pelo PS.
13 de Outubro de 2015 às 11:59
  • 5
  • ...

O grupo de trabalhado criado pelo Governo português para acompanhar os desenvolvimentos do escândalo Volkswagen tem até ao início de Novembro para "apresentar um relatório final que cumpra os objectivos subjacentes à sua constituição".

O intervalo temporal é fixado por um despacho publicado esta terça-feira, 13 de Outubro, em Diário da República. Na mesma pode ler-se que essa apresentação deve ser feita "no prazo de 30 dias contados a partir" da constituição do grupo. Como o referido despacho produz efeitos desde o dia 2 de Outubro, o princípio do próximo mês é assim o horizonte temporal definido.

O Governo português considera "imprescindível que Portugal antecipe os impactos da crise da Volkswagen, designadamente as implicações ao nível económico, ambiental, fiscal e da protecção e salvaguarda dos direitos dos consumidores, tendo sempre presente as coordenadas que serão adoptadas a nível europeu", pode ler-se no documento.

Em Setembro, o grupo Volkswagen admitiu ter manipulado os níveis de emissões poluentes em até 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que existam mais de 117 mil carros a circular nas estradas com a tecnologia que permite a adulteração instalada.

Contactada pelo Negócios, fonte oficial do Ministério da Economia informou que o grupo de trabalho volta a reunir-se na próxima quinta-feira, 15 de Outubro, à tarde. O grupo de trabalho reuniu-se, pela primeira vez, a 2 do Outubro.

Ao contrário de Espanha, o Governo português ainda não recebeu uma garantia da sede alemã de que o investimento de 700 milhões de euros previsto para a Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, não está em risco.

O grupo automóvel anunciou que iria cortar nos investimentos considerados não essenciais para fazer face aos custos do maior escândalo da sua história, tendo especificado esta terça-feira que vai cortar em mil milhões de euros os investimentos anuais. Ainda assim, o ministro da Economia, António Pires de Lima, tem reforçado que não há motivo para duvidar do investimento da Volkswagen em Portugal. 

Ver comentários
Saber mais Governo Volkswagen Diário da Republica Portugal Negócios Ministério da Economia Volkswagen Autoeuropa Palmela António Pires de Lima economia negócios e finanças macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio