Notícia
Fed revê em baixa projeções para inflação em 2024. Meta dos 2% em 2026
Nas projeções económicas que acompanham a decisão de um corte de taxas jumbo, os responsáveis da Fed reviram em baixa as previsões de inflação para este ano e o próximo. Meta de 2% deve ser atingida em 2026.
Os responsáveis da Reserva Federal reviram em baixa as previsões da inflação para este ano nas projeções referentes aos principais indicadores económicos. O indicador preferido para a inflação do banco central - o índice de preços com gastos no consumo pessoal (PCE) - deve fixar-se nos 2,3% em 2024, face aos 2,6% previstos em junho, de acordo com a previsão média dos responsáveis. Já o indicador subjacente – que exclui a energia e alimentos – deve situar-se nos 2,6%, contra a previsão anterior de 2,8%.
De acordo com as projeções, a inflação deve atingir a meta de 2% da Fed apenas em 2026, depois de um abrandamento para 2,1% no próximo ano. A inflação PCE subjacente deve evoluir de 2,2% no próximo ano também para o alvo da Fed no ano seguinte. As projeções também foram revistas em baixa face a junho.
A desaceleração da inflação deve ser acompanhada de um enfraquecimento do mercado de trabalho. Este ano, a taxa de desemprego deve situar-se nos 4,4%, contra os 4,0% previstos em junho, para depois cair novamente nos anos seguintes. Os responsáveis também reviram ligeiramente em baixa a previsão de crescimento económico, para 2,0% face a 2,1%, mantendo-se o ritmo nos anos seguintes.