Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos investidores alemães cai pelo sétimo mês para mínimos de um ano

O índice que mede a confiança dos investidores alemães caiu mais do que era esperado pelos economistas, penalizado pelo escândalo da Volkswagen e pelo abrandamento dos mercados emergentes.

15º Alemanha - Pontuação 69
13 de Outubro de 2015 às 10:42
  • 10
  • ...

A confiança dos investidores alemães caiu, em Outubro, pelo sétimo mês consecutivo, para o valor mais baixo do último ano, com a maior economia da Europa a ser penalizada pelo escândalo da Volkswagen e pelo abrandamento dos mercados emergentes.

 

O índice Zew que mede as expectativas dos investidores e analistas alemães caiu de 12,1 pontos, em Setembro, para 1,9 pontos, em Outubro. Os economistas consultados pela Bloomberg estimavam uma descida menos acentuada para 6,5 pontos, de acordo com a agência de informação. Este indicador tem o objectivo de antecipar a evolução da economia com seis meses de antecedência.

 

A confirmação da Volkswagen, a 18 de Setembro, da manipulação dos testes de emissões poluentes em 11 milhões de automóveis a diesel custou à empresa cerca de 29 mil milhões de euros em valor de mercado e empurrou o índice germânico Dax para uma queda de 3,5% nos dois dias seguintes.

 

Por outro lado, as exportações alemãs caíram 5,2% em Agosto, a maior descida desde 2009. As encomendas à indústria e a produção industrial diminuíram inesperadamente, e as principais instituições económicas do país reviram em baixo as suas estimativas de crescimento para 2015.

 

"O escândalo da Volkswagen e o crescimento mais fraco dos mercados emergentes penalizaram as perspectivas económicas para a Alemanha", refere o presidente do ZEW, Clemens Fuest, num comunicado publicado no site do organismo. "Contudo, o desempenho da economia doméstica ainda é bom, e a economia da Zona Euro continua a recuperar".

 

O índice ZEW que avalia as condições actuais da Alemanha caiu de 67,5 pontos em Setembro para 55,2 pontos em Outubro. 

Ver comentários
Saber mais Índice ZEW confiança dos investidores alemães Alemanha Europa Volkswagen Zona Euro economia negócios e finanças macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio