Notícia
Itália tem 648 mil veículos afectados pelo escândalo da Volkswagen
Depois da proibição das vendas, Itália já conhece o impacto do escândalo de manipulação de emissões poluentes da Volkswagen no país. São já oito os mercados a divulgar balanços.
Há 648 mil veículos da Volkswagen em Itália a circular com "dispositivos manipuladores" de emissões poluentes instalados. O balanço foi feito pela filial italiana do grupo automóvel esta quinta-feira, 1 de Outubro, tornando o país no oitavo mercado onde já se conhece o impacto desta polémica.
"Em Itália, há 648.458 veículos equipados com este motor, 361.432 da Volkswagen, 197.421 da Audi, 35.348 da Seat, 38.966 da Skoda e 15.291 veículos comerciais Volkswagen", informou a companhia em comunicado. A garantia é de que os clientes serão contactados assim que o grupo alemão definida uma solução para este caso.
Estão já identificados mais de metade dos 11 milhões de veículos, com motores EA 189, onde o grupo Volkswagen admitiu ter instalado os "dispositivos manipuladores". Volkswagen, Audi, Skoda e Seat estão envolvidos neste caso.
Nos Estados Unidos, onde o escândalo rebentou, são meio milhão de carros. A Alemanha é o país mais afectado com três milhões. França e Reino Unido têm, cada, um milhão de veículos. Em Espanha são quase 700 mil. Em Portugal, 117 mil, dados actualizados esta quinta-feira, 1 de Outubro, com os números da Seat. Na Coreia do Sul, 120 mil.
Em Itália estavam já proibidas as vendas de veículos que estão nos "stands" e poderão integrar este escândalo de emissões. Espanha, Suíça, Estados Unidos e, agora, o Reino Unido tomaram medidas semelhantes.