Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Angela Merkel: Caso Volkswagen é “dramático” mas não põe em causa economia alemã

Depois de Martin Schulz e do próprio presidente da empresa, a chanceler alemã comentou a situação da Volkswagen. Todos rejeitam a atitude do grupo automóvel, mas acreditam que ele será capaz de dar a volta.

Negócios 05 de Outubro de 2015 às 09:49
  • 2
  • ...

Um "acontecimento dramático". É assim que Angela Merkel definiu o escândalo de manipulação de emissões poluentes em veículos a gasóleo por parte da Volkswagen. Em causa estão 11 milhões de veículos em todo o mundo.

Todavia, a chanceler alemã descartou este domingo, 4 de Outubro, que tal cenário possa colocar em causa a própria indústria automóvel alemã e o país numa perspectiva a longo prazo.


"Acredito que a reputação da indústria alemã não foi tão abalada que já não sejamos considerados um bom lugar para fazer negócios", afirmou, citada pela BBC.


Angela Merkel defendeu que é agora tempo do grupo sedeado em Wolfsburg apresentar a "necessária transparência". Para esta quarta-feira, 7 de Outubro, a Volkswagen terá de apresentar uma solução ao regulador daquele país.


Já antes, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, veio considerar este caso como um "duro golpe para a economia alemã". "É difícil acreditar naquilo que foi feito com negligência e possivelmente até com intenção criminosa", admitiu.


Para a próxima quarta-feira está também marcada uma reunião do conselho de supervisão da Volkswagen. O novo presidente da fabricante automóvel, Hans Dieter Pötsch, já admitiu a outros executivos do grupo que poderá mesmo estar em causa a viabilidade de um projecto com 78 anos de história. Para o líder, esta é "uma crise que ameaça a sobrevivência da empresa".


Os três acreditam, contudo, que a Volkswagen será capaz de dar a volta à situação. Só na Alemanha são quase três milhões de veículos afectados por este esquema.

Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Volkswagen Martin Schulz Hans Dieter Pötsch Alemanha economia negócios e finanças economia (geral) política automóvel indústria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio