Notícia
Haitong: Caso Volkswagen não teve impacto nas vendas de Setembro
Em Setembro, foi ainda cedo para perceber o impacto do maior escândalo da história da Volkswagen nas vendas. Mas Outubro poderá ser diferente, admite a casa de investimento Haitong.
O caso de manipulação de emissões por parte da Volkswagen não teve impacto nas vendas automóveis de Setembro. É essa a convicção da casa de investimento Haitong, que adquiriu o BESI em Portugal.
"Acreditamos que poderá impactar os números no quarto trimestre de 2015, provavelmente em Outubro", alerta a Haitong numa nota divulgada esta segunda-feira, 5 de Outubro.
A casa de investimento destaca o "bom momento" do mercado automóvel na Europa e nos Estados Unidos da América. No último, as vendas crescem a um ritmo superior a 15%.
Como escreveu a Bloomberg na semana passada, as vendas de automóveis do grupo Volkswagen cresceram 6,3% em Setembro em território americano. O aumento foi inferior ao observado pelos seus rivais, mas superou as estimativas dos analistas.
Em Portugal, a Volkswagen registou o terceiro pior mês de 2015 nas vendas, com 1.287 veículos comercializados. Ainda assim, a marca manteve a tendência de crescimento. Face ao mesmo mês de 2014, a subida foi de 18,7%.
Em Setembro, o grupo Volkswagen admitiu ter instalado "dispositivos manipuladores" que permitiam adulterar os níveis de emissões em veículos com motores Diesel. Nos testes em laboratório, os carros a gasóleo cumpriam os limites legais. Na estrada, as emissões podiam superar até 40 vezes o estipulado.
O caso foi descoberto nos Estados Unidos da América mas chegou à Europa dois dias depois. O grupo estima que existam 11 milhões de carros onde foi instalada esta tecnologia. A Volkswagen já estipulou com o regulador 7 de Outubro como a data limite para apresentar uma solução para este problema.