Notícia
Irlanda tem 80 mil veículos afectados pelo escândalo da Volkswagen
A irlanda é o nono país onde foi tornado público o impacto desta polémica. Além dos 80 mil veículos referidos pelo grupo, há carros em segunda mão importados que podem entrar para as contas.
Há quase 80 mil veículos da Volkswagen na Irlanda a circular com "dispositivos manipuladores" de emissões poluentes instalados. O balanço foi feito pela filial irlandesa do grupo esta quinta-feira, 1 de Outubro.
O país é assim no nono mercado onde já se conhece o impacto desta polémica. O escândalo atinge 34.387 veículos da Volkswagen, 16.484 da Audi, 4.365 da Seat, 16.004 da Skoda e 8.107 veículos comerciais da Volkswagen, informou a empresa em comunicado citado pela imprensa irlandesa.
A empresa admite ainda que outros 30 mil carros usados importados também poderão estar afectados por este problema no país.
Será criada uma linha de apoio "online" para os clientes dos veículos afectados. Os mesmos vão ser contactados pela empresa assim que seja conhecida a solução encontrada para este caso. O regulador alemão definiu 7 de Outubro como a data limite para que o grupo Volkswagen apresente um plano com a soluções para este caso.
Estão já identificados mais de metade dos 11 milhões de veículos, com motores EA 189, onde o grupo automóvel admitiu ter instalado os "dispositivos manipuladores". Volkswagen, Audi, Skoda e Seat estão envolvidos neste caso.
Nos Estados Unidos, onde o escândalo rebentou, são meio milhão de carros. A Alemanha é o país mais afectado com três milhões. França e Reino Unido têm, cada, um milhão de veículos. Em Espanha são quase 700 mil. Em Portugal, 117 mil, dados actualizados esta quinta-feira, 1 de Outubro, com os números da Seat. Na Coreia do Sul, 120 mil. A lista fecha com os 648 mil carros de Itália.