Notícia
Volkswagen e Bosch pagam mais 1,5 mil milhões pelo escândalo de emissões de poluentes
A factura do escândalo de emissões poluentes descoberto em 2015 não pára de aumentar. O valor pode escalar se não existir luz verde dos reguladores americanos para corrigir parte dos veículos afectados.
A Volkswagen chegou a acordo para pagar pelo menos 1,26 mil milhões de dólares (1,17 mil milhões de euros) para corrigir ou comprar de volta quase 80 mil carros com motores a gasóleo de 3.0 litros afectados pelo escândalo de manipulação de emissões.
A agência Reuters dá ainda conta esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, que a fabricante alemã pode ser obrigada a pagar mais quatro mil milhões de dólares se as autoridades norte-americanas não aprovarem os planos de correcção dos veículos.
Em Dezembro, a Volkswagen aceitou recomprar 20 mil veículos e esperava corrigir outros 60 mil. Nos valores apresentados pela Reuters não estão contabilizadas as compensações individuais que possam ser requeridas pelos proprietários.
Também a sua fornecedora Bosch, mas numa acção separada, aceitou pagar 327,5 milhões de dólares (303,4 milhões de euros) em compensações aos consumidores norte-americanos. A empresa foi acusada de ter contribuído na criação dos dispositivos que manipulavam as emissões, permitindo à Volkswagen contornar as regras ambientais.
Os Estados Unidos da América representam apenas meio milhão dos 11 milhões de carros afectados pelo esquema da Volkswagen em todo o mundo. A factura total atinge já os 20 mil milhões de euros.
Portugal está também no mapa dos países afectados. Esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, o Jornal de Notícias dá conta que existem cinco mil clientes nacionais à espera que o tribunal considere procedente a queixa, encabeçada pela Deco, contra o grupo alemão.