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Grupo Volkswagen retira carros manipulados dos stands espanhóis

A rede de vendas da Volkswagen, Audi, Seat e Skoda foi informada que deve retirar do mercado os automóveis em stock com os polémicos motores alterados, segundo o jornal "El Mundo".

Bloomberg
29 de Setembro de 2015 às 09:22
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As quatro marcas do grupo Volkswagen ordenaram aos seus concessionários em Espanha a interrupção da venda de carros com os polémicos motores diesel que foram manipulados, escreve esta terça-feira, 29 de Setembro, o jornal El Mundo, que cita uma circular enviada para toda a rede de vendas.

 

Esta decisão das marcas Volkswagen, Audi, Seat e Skoda diz respeito aos automóveis equipados com os motores adequados à anterior normativa de emissões Euro V, que vigorou até Setembro do ano passado, antecipando assim uma medida que estava a ser estudada pelo Ministério da Indústria do país vizinho, tal como aconteceu nos Estados Unidos, em Itália e na Suíça.

 

Segundo o mesmo jornal, a filial do consórcio alemão em Espanha desconhece ao certo qual o stock de carros com estes motores, assim como a sua distribuição por cada uma das marcas. Em todo o mundo, conforme já admitiu o grupo alemão, estão em causa cerca de 11 milhões de carros diesel equipados com dispositivos que activam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução. A marca espanhola Seat é a única que ainda não especificou quantos carros foram manipulados.

Entretanto, o ministro da Indústria, José Manuel Soria, informou que o Governo espanhol está a equacionar avançar com um procedimento jurídico para reclamar mil euros à Volkswagen por cada carro alvo de manipulação. Para além disso, o Executivo está a trabalhar para apresentar uma queixa por danos e prejuízos contra a empresa, escreve o El Mundo.

 

Na próxima quinta-feira, 1 de Outubro, os ministros da Indústria da União Europeia (UE) vão debater este escândalo em que está envolvido o fabricante alemão Volkswagen. Fontes europeias já descartaram a possibilidade de ser adoptada qualquer declaração ou documento formal nesta reunião dos ministros, afirmando que o debate servirá como "primeiro intercâmbio", mas também não ficará muito longe de ser a "última palavra" neste caso.

Também o Ministério dos Transportes do Japão ordenou aos fabricantes europeus envolvidos no escândalo, assim como aos grupos locais Toyota, Nissan, Mazda e Mitsubishi Motors, que procedam a verificações para assegurar que os carros a diesel respeitam as normas de emissões. Segundo a Lusa, a entrega dos relatórios às autoridades japonesas deve ser feita até à próxima sexta-feira, 2 de Outubro.

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