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União Europeia analisa escândalo da Volkswagen na próxima quinta-feira
Os ministros da Indústria da União Europeia (UE) debatem na quinta-feira o escândalo em que está envolvido o fabricante alemão Volkswagen pela manipulação dos testes às emissões de gases poluentes, disse o porta-voz comunitário Ricardo Cardoso.
"Vamos debater em profundidade o tema no Conselho da Competitividade de quinta-feira com [a comissária para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e Pequenas e Médias Empresas, Elzbieta] Bienkowska, e as autoridades nacionais de homologação de veículos a motor", disse o porta-voz.
A questão, que a presidência luxemburguesa da UE juntou à lista de tópicos do encontro, será discutida num almoço de trabalho, indicaram, por sua vez, outras fontes europeias.
O porta-voz adiantou ainda que a comissária Bienkowska deve reunir-se com o presidente da Volkswagen na terça-feira e reiterou que o executivo comunitário convidou os Estados-membros a levar a cabo "a necessária investigação a nível nacional" e a remeter a informação a Bruxelas.
A Comissão Europeia (CE) precisa de "obter uma imagem clara do número de veículos certificados na UE que foram equipados com dispositivos falsificados, que, como já dissemos, são proibidos pelas regras comunitárias desde 2007", acrescentou.
O porta-voz precisou que "é uma questão da correcta aplicação por parte das autoridades dos Estados-membros" de regras existentes e que os países devem tomar medidas para garantir que não são usados dispositivos manipulados.
"O controlo desta situação é uma obrigação das autoridades dos Estados-membros", disse o porta-voz, salientando que Bruxelas "não vai tolerar a fraude" e espera um cumprimento rigoroso.
Fontes europeias acrescentaram que há agora que aguardar se a CE apresenta qualquer proposta concreta na quinta-feira, mas descartaram a possibilidade de ser adoptada qualquer declaração ou documento formal na reunião dos ministros, afirmando ainda que o debate servirá como "primeiro intercâmbio", mas também não ficará muito longe de ser a "última palavra" neste caso.
A Volkswagen provocou na semana passada indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com dispositivos que activam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
Na última sexta-feira, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.