Notícia
Dow Jones expulsa Volkswagen dos seus índices de sustentabilidade
Os títulos da fabricante automóvel alemã vão deixar de integrar, já a partir de 6 de Outubro, os índices de sustentabilidade da Dow Jones (DJSI), devido ao escândalo da manipulação das emissões dos motores a diesel de alguns dos seus carros, avança o Expansión.
Os índices de sustentabilidade mundial e europeu da Dow Jones (DJSI World e DJSI Europa) são um conjunto de indicadores, criados em 1999, especificamente para identificar e avaliar o desempenho de empresas líderes em termos de sustentabilidade corporativa. Ou seja, estes índices reúnem as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade em todo o mundo. Em cada índice existem as categorias sectoriais e a VW mantém-se destacada há alguns anos no sector automóvel.
Esta terça-feira, 29 de Setembro, a operadora bolsista, citada pelo jornal espanhol Expansión, explica que qualquer possível aspecto "problemático" relacionado com alguma empresa integrante do índice de sustentabilidade desencadeia de forma automática uma análise com vista a avaliar o grau de implicação dessa empresa e a forma como a situação está a ser gerida.
Assim, acrescenta a Dow Jones, após análise do actual problema que envolve a Volkswagen, o comité do referido índice de sustentabilidade decidiu retirar a fabricante automóvel do DJSI World, do DJSI Europa e de todos os outros índices de sustentabilidade da Dow Jones.
As acções da VW deixarão de integrar os índices após o fecho da sessão de 5 de Outubro em Frankfurt e a Volkswagen deixará assim de ser identificada como ‘industry group leader’ no grupo que engloba as companhias automóveis e de componentes, refere a mesma fonte.
Estes índices de sustentabilidade – elaborados pela Dow Jones e pelo RobecoSAM Group – são revistos anualmente, com base em questionários respondidos pelas empresas, em informações públicas disponíveis em relatórios anuais e websites de relações com investidores.
Este ano, a Dow Jones referiu que houve três entradas e três saídas de relevo em matéria de capitalização bolsista no DJSI World: do lado das estreias no índice mundial estiveram o Bank of America, Telefónica e BHP Billiton e do lado das saídas estiveram a Cisco Systems, PepsiCo e Royal Bank of Canada.
No ano passado, a EDP ocupou, pela 2ª vez consecutiva, a liderança mundial do grupo de Indústria das ‘utilities’ (electricidade, água e saneamento e gás) no DJSI World e noDJSI Europe.
Também a Galp surgiu nos lugares de topo das petrolíferas, em 2014, neste índice de sustentabilidade.