Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Socialistas propõem eliminação da sobretaxa de IRS em dois anos

Os economistas encarregues de avaliar o cenário macro-económico e de apresentar um conjunto de medidas económicas para os próximos anos propõem que a sobretaxa de IRS seja eliminada entre 2016 e 2017.

21 de Abril de 2015 às 13:25
  • 6
  • ...

O grupo de economistas encarregue de avaliar o cenário macro-económico para os próximos tempos e de preparar um conjunto de medidas que deverão depois integrar o programa eleitoral socialista propõe que a sobretaxa de IRS, de 3,5%, seja eliminada num horizonte de dois anos, entre 2016 e 2017.

 

Mário Centeno, o economista que liderou o grupo de trabalho cujas conclusões foram apresentadas esta terça-feira, explicou que o impacto desta medida será de 430 milhões de euros de redução de receita de IRS. Este será o "impacto máximo porque a medida tem um impacto macro que depois se propaga por todo o horizonte", ou seja, "o impacto positivo na actividade económica limita a perda de receita", sublinhou Mário Centeno.

 

A eliminação progressiva da sobretaxa foi também uma das medidas incluídas pelo actual Governo no Programa de Estabilidade, apresentado na semana passada. No entanto, a proposta da maioria PSD/CDS-PP passa por uma eliminação a começar igualmente em 2016, mas que acontecerá ao longo de quatro anos, à razão de 0,875% por cada ano. E eliminação total só acontecerá, assim, em 2019.

 

O grupo de peritos do PS apresentou ainda um conjunto de medidas para os trabalhadores que passarão, nomeadamente, pela reposição dos salários da função pública e pela redução da TSU dos trabalhadores. 

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Programa de Estabilidade sobretaxa de IRS PS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio