Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Peritos do PS propõem redução do IVA na restauração para 13% já em 2016

Os economistas encarregues de avaliar o cenário macro-económico e de apresentar um conjunto de medidas económicas para os próximos anos propõem que o IVA na restauração volte aos 13% já em 2016. O impacto no défice será de 210 milhões de euros.

21 de Abril de 2015 às 12:56
  • 53
  • ...

Era uma proposta já esperada, até porque esta é uma das bandeiras dos socialistas e de António Costa: o IVA para a restauração deverá baixar para de 23% para 13% já em 2016, de acordo com o trabalho apresentado esta terça-feira pelo grupo de economistas encarregue de avaliar o cenário macro-económico para os próximos tempos e de preparar um conjunto de medidas que deverão depois integrar o programa eleitoral socialista.

 

Segundo Mário Centeno, que lidera o grupo de economistas, a redução do IVA implicará uma perda de receita de 300 milhões de euros em 2016, mas a expectativa é que o impacto no défice seja de 210 milhões, "pelo efeito de estímulo à economia de criação de emprego e de criação de riqueza", explicou o economista.

 

O IVA na restauração foi aumentado para os 13% logo em 2011, uma das primeiras medidas do actual Governo e uma opção desde sempre envolta em forte contestação, com os empresários a alegar que foi responsável por inúmeras falências de estabelecimentos e por um aumento do desemprego no sector, com a perda de postos de trabalho.

 

Esta medida insere-se no conjunto de medidas de estímulo à actividade empresarial apresentadas pelos socialistas. 

 

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno António Costa IVA IVA na restauração
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio