Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Qual a progressividade ótima?

27.08.2024

Dogmatismos políticos à parte, qual será a taxa de progressividade ótima? O que é que isso sequer significa? O que pensam os economistas sobre o assunto? No âmbito da investigação académica em economia, a progressividade dos rendimentos sobre o trabalho tem três princípios racionais.

Liberdade mas não muita

18.07.2024

Causa-me especial confusão a recorrência sistemática a reivindicações que visam diminuir, em vez de aumentar, a liberdade das pessoas em escolher a melhor maneira de organizarem as suas vidas.

Colhemos os políticos que semeamos

18.06.2024

Detesto entrevistas confrontacionais. Não é uma conversa para informar ninguém. É um concurso em que nunca se pode estar errado ou mudar de ideias. É a antítese de tudo o que deveria ser um debate intelectualmente honesto.

Discriminação e preconceito

30.04.2024

Todos conhecemos escolas públicas, tipicamente em zonas privilegiadas de grandes centros urbanos, em que o estatuto socioeconómico dos pais dos alunos é várias vezes acima da mediana nacional. Mas esses têm os manuais gratuitos.

Taxas de juro podem-se manter mais elevadas, por mais tempo

23.04.2024

Muito embora a primeira descida de taxas de juro por parte do BCE possa acontecer em junho, o ritmo a que continuará a descer depois é que neste momento se assume que possa ser muito mais lento. Quem estiver à espera de uma diminuição significativa das prestações do crédito a taxa variável, pode mesmo ter de esperar.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra

11.04.2024

Existe uma linha muito clara a separar a liberdade de expressão de visões da sociedade em que determinados comportamentos são impostos a terceiros. Uma coisa é eu ser contra a interrupção voluntária da gravidez e recusar-me a fazê-lo, outra coisa é querer impor a minha posição a terceiros e retirar-lhes a liberdade de escolha.

Três compromissos necessários para o país

02.04.2024

Era bom que o mau exemplo de António Costa, que após tomar o poder a António José Seguro na liderança do PS rasgou o acordo que existia entre os dois principais partidos no que diz respeito ao IRC, não fizesse escola e pudéssemos dar os sinais corretos de confiança e estabilidade que a economia e o país precisam.

Este país não é para novos

19.02.2024

A única solução com potencial para mudar o cenário no curto/médio prazo é tornar o país mais apetecível para quem quer trabalhar e criar riqueza. Para reter quem tem saído e para atrair quem queira vir trabalhar.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio