Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Os dois impactos da inteligência artificial

28.11.2024

A IA tem dois tipos de impacto na sociedade: no presente e no futuro. O primeiro ocorre nas empresas actuais. Algumas transformar-se-ão com sucesso, adaptando-se e continuando a crescer, outras terão dificuldades, e algumas desaparecerão. O segundo impacto é mais amplo e manifesta-se na sociedade como um todo, através da criação de novas actividades, novas empresas e novos negócios.

As armas fazem os inimigos

04.11.2024

O número de horas diário a que hoje as pessoas estão expostas a novas informações deve ultrapassar as 12 horas. O real é o ecrã. O smartphone, o media mais radical da nossa época, estende tudo – o utilizador mundo fora, os amigos e o trabalho e o mundo até nós – e amplia o resto, a confusão, as emoções, os conflitos.

O trabalho como comunicação

26.09.2024

O problema de o trabalho ser cada vez mais comunicar é o de a comunicação, em si mesma, ser um problema. A primeira armadilha da comunicação, seja falar ou enviar mensagens, é sugerir que o que comunicámos, o que foi entendido, foi o que queríamos comunicar.

O exemplo mais forte

24.07.2024

Quando um líder acredita que algo vai acontecer, essa crença transparece natural e permanentemente na forma como fala, gesticula, como se comporta e se entusiasma. Por isso, numa organização ou numa família, o exemplo que mais nos influencia, tantas vezes, é aquilo em que constatamos que os pais e os líderes acreditam.

A inclinação para a acção

26.06.2024

O trabalho que leva à tomada de decisão é o que faz diferença. Um trabalho focado na decisão, cadenciada e atempada. Em cada tarefa, em cada reunião, em cada análise, é importante tomar uma decisão, o mais depressa e o melhor possível. Agir, por isso, é decidir bem e depressa, e contribuir para que os outros na organização também o façam.

Os primeiros europeus

23.05.2024

Todos os anos, milhões de jovens vão estudar, estagiar e trabalhar noutros países europeus que não o seu, como se fosse o mais natural do mundo. Nunca antes tal se tinha passado. Trata-se do apuramento da identidade europeia, de uma identidade modelada no século XXI, uma época que, como o futuro confirmará, vai afectar a identidade de todos os povos da Terra.

Saber quase tudo

28.04.2024

Tirando a sorte e o azar, que no longo prazo se anulam, nenhuma acção, nenhuma estratégia, pode ser melhor do que a informação em que se baseia.

O único método

27.03.2024

Muito boa gente faz a mesma coisa dia após dia sem mudar e na esperança de que as coisas melhorem por si próprias. O conselho tão em voga de que é preciso insistir e não desistir, em muitos casos, não ajuda. Só tem sentido insistir se se fizer diferente, isto é, se se perceber o que se fez e se se procurar fazer diferente para melhorar.

Liderança e alta performance

29.02.2024

Ao longo dos tempos, os grupos com líderes têm levado a melhor sobre os grupos sem líderes. Por uma razão: decidem mais depressa. Mais do que decidir bem ou mal, a vantagem vem de decidir rápido. Um ser vivo, uma pessoa: uma decisão. A evolução mostrou que a velocidade da decisão compensa os erros da decisão. Corrigir uma má decisão, geralmente, é mais eficaz do que adiar ou não decidir.

Liderança, gestão e inteligência artificial

24.01.2024

A liderança envolve visão, ambição, mudança, vontade. A gestão envolve competência técnica, eficiência, padronização, previsibilidade. Estas últimas funções têm um potencial elevado para a aplicação da IA, quer mediante a automatização de análises e decisões operacionais, quer mediante a disponibilização de informação de apoio à tomada humana de decisão.

IA e alta performance

02.01.2024

Conhecer bem o que se faz, e a sua relevância para a performance, é chave para se tirar partido da inteligência artificial.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio